segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Título de eleitor digital é lançado; mais de 3 milhões estão aptos no Ceará


e-título

Mais de 3 milhões de cearenses estão aptos a utilizar o título digital ( Foto: Reprodução / TSE 
O Tribunal Superior Eleitoral lançou, nesta sexta-feira (1), o título de eleitor digital, o e-título. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android e, em breve, será disponibilizado para IOS.

O e-título poderá ser apresentado em substituição ao título eleitoral físico na hora de votar, apenas nos casos de eleitores que possuem identificação biométrica - índice que chega a 47,55% no País.

Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o índice de eleitores cearenses que já fizeram o cadastramento biométrico chega a cerca de 63%, o que representa mais de 3 milhões de pessoas aptas a utilizar o título digital. O eleitorado do Estado é composto por mais de 6 milhões de pessoas.

> Revisão biométrica: TRE quer cadastrar mais 13% do Ceará até 2018

Segundo a coordenadora de administração do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, dos 184 municípios cearenses, 105 já possuem 100% do cadastramento biométrico. Deste número, 62 foram cadastrados ainda em 2016, e o restante neste ano.

Em Fortaleza, onde o registro da biometria ainda não é obrigatório, 32% do eleitorado já foi cadastrado.

Os Estados que possuem taxas de cadastramento acima de 90% são Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe, Tocantins.

Os menores índices de eleitores cadastrados biometricamente estão nos Estados de Rio de Janeiro (12%), Minas gerais (18%), Mato Grosso do Sul (24%), Mato Grosso(35%) e Espírito Santo (36%). Apenas 2,19% dos eleitores com domicílio no exterior já têm identificação biométrica.


O TSE espera ter em 2022 todo eleitorado com biometria e pretende ter um documento único para o eleitor.