domingo, 7 de setembro de 2014

Pesquisa IstoÉ/Sensus mostra Dilma e Marina empatadas tecnicamente


FOTO: Miguel Schincariol/AFP

A primeira pesquisa IstoÉ/Sensus feita após a morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, em 13 de agosto, e sua substituição por Marina Silva, mostra a ex-ministra em empate técnico com a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).
Com menos de um mês de campanha, Marina tem 29,5% das intenções de voto no primeiro turno, e a presidenta Dilma Rousseff (PT), tem 29,8% das intenções de voto. Em um eventual segundo turno, Marina venceria Dilma, com 47,6% contra 32,8% dos votos válidos, uma diferença de 14,8 pontos percentuais.
Aécio Neves, do PSDB, tem 15,2% das intenções de voto, contra 21,4% na pesquisa anterior, realizada entre 9 e 12 de agosto, quando ainda havia disputa com o candidato do PSB Eduardo Campos, morto em acidente aéreo. Em cenário de segundo turno entre Dilma e Aécio, os índices seriam de 39,3% e 35,4%.
Mas os candidatos devem ficar atentos porque a pesquisa mostrou também que a eleição não está definida, já que 44,4% dos eleitores admitiram poder mudar de voto até a eleição. Segundo a pesquisa realizada em 136 municípios de 24 Estados, quase 20% do eleitorado não conhece o senador mineiro. Já a presidenta Dilma é conhecida por 90,8% dos eleitores e Marina Silva por 89%.
A pesquisa publicada na revista Istoé foi realizada com dois mil eleitores, registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00541/2014.

Lula diz que eleição é a mais difícil desde a fundação do PT




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira (6) que a militância petista se mobilize para impulsionar a presidente Dilma Rousseff em São Paulo. 

Lula afirma que a eleição atual é a mais difícil da história do PT desde a fundação do partido em 1980.

Em discurso durante plenária do PT para mobilizar a tropa nos últimos 30 dias antes da eleição, Lula disse ser "uma questão de honra para nós" que Dilma vença Marina no Estado. 

As últimas pesquisas mostraram a presidente bem atrás da candidata do PSB em terras paulistas