terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cid Gomes discute questões técnicas e políticas com a bancada do PROS



O Ministro da Educação, Cid Gomes, se reúne hoje (3), às 20h, com a bancada do PROS na Liderança do partido na Câmara. É o primeiro encontro institucional do ministro com a sua bancada, que elegeu no último domingo o também cearense Domingos Neto como líder, substituindo o alagoano Givaldo Carimbão. Segundo Domingos Neto, o encontro tem um caráter de cortesia, “mas certamente assuntos técnicos e políticos estarão em pauta”.

O líder ressaltou que um dos papéis do partido na Câmara é o de dar suporte na relação política do ministério com os parlamentares nos grandes desafios da pasta, como a reforma do ensino médio, o novo Enem, a ampliação do número de vagas de universidades. “Sobretudo temos que avançar no ensino básico e infantil para garantir que a evasão que ocorre hoje no nível médio deixe de ser pela baixa qualidade”, afirmou.

Para assegurar recursos perenes para a educação, Domingos Neto destacou ainda que o PROS lutará pela regulamentação do fundo social do pré-sal. “Em 2014, por exemplo, existia a expectativa de se chegar a R$ 20 bilhões do fundo do pré-sal para o setor, mas foi repassado R$ 1 bilhão”, comparou. O encontro do ministro Cid Gomes com a bancada ocorrerá na sala 179, Ala B, Anexo II da Câmara dos Deputados.

* Com informações do PROS

Ministro Cid Gomes escolhe aliado para presidir o FNDE



Tomou posse nesta terça-feira (3) o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar.  Ele foi secretário executivo de Educação do Ceará, de 2007 a 2014, no governo do atual ministro da Educação, Cid Gomes. Antes de assumir o FNDE, atuava como secretário adjunto de Educação do Ceará.

O FNDE, autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação. Além de inovar o modelo de compras governamentais, o FNDE é responsável pela execução de diversos projetos e programas, como os de alimentação escolar, livro didático, dinheiro direto na escola, biblioteca na escola, transporte escolar, reestruturação e aquisição de equipamentos da rede escolar pública de educação infantil, além do Fundo de Financiamento Estudantil.

Fonte: Agência Brasil.