segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PREFEITURA DE BARROQUINHA , COMPROU 1.086 ( Hum Mil e oitenta e Seis) BOLOS , PARA A MERENDA ESCOLAR NO MÊS DE JUNHO de 2013, NO INICIO DAS FÉRIAS DOS ALUNOS. QUEM COMEU O BOLO

Prefeitura Municipal de Barroquinha, através da Secretaria Municipal de Educação, com os recursos do PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJA e do PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL, comprou a quantidade de 1.086, bolos na cidade de Maracanau, enquanto aqui em Barroquinha tem varias padarias com o preço bem inferior. o preço do bolo que a prefeitura comprou foi de 13,95.  

O interessante é que os bolos , foram comprados quando os alunos da rede municipal de ensino,  já estavam  entrando   de férias. Quem comeu os bolos?
Outra coisa que chamou atenção foi que na mesma nota a prefeitura comprou óleo de soja no valor de R$ 5,85. Enquanto aqui em Barroquinha nos mercantil custa R$ 3,00.
Acesse o linkhttp://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/nempenho/detalhes/mun/026/versao/2013/cd_orgao/08/cd_unid_orc/01++/dt_emissao_ne/Jun+24+2013+12%3A00%3A00%3A000AM/nu_nota_empenho/24060027/camara

Oito cidades já foram enquadradas

Ações deflagradas pelo Ministério Público e Polícia Civil prenderam e afastaram gestores acusados de corrupção
Pelo menos oito municípios cearenses já foram alvo de intervenções do Ministério Público Estadual em 2013 por irregularidades em licitações e crime contra o patrimônio público. Até setembro deste ano, Uruoca, Quixeramobim, Jijoca de Jericoacoara, Itaiçaba, Potengi, São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Sobral já tiveram gestores afastados, presos ou vítimas de busca e apreensão por supostos desvios de verbas através de licitações. Entretanto, as ações de improbidade administrativa ainda caminham a passos lentos no Estado.
De acordo com o promotor de Justiça Eloilson Landim, os conluios nas licitações são a porta de entrada para a corrupção nas prefeituras Foto: Natinho Rodrigues

O levantamento considera apenas as operações investigadas pela Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), responsável pelas investigações na área criminal de gestores com foro privilegiado. De acordo com o promotor de Justiça Eloilson Landim, integrante do núcleo, as licitações são a porta de entrada da corrupção. "Para desviar dinheiro público, você frauda licitações ou faz conluios", diz.

De acordo com o promotor, as empresas de fachada e os acordos firmados antes mesmo da abertura de licitações favorecem a improbidade administrativa, que configura a má gestão de recursos e bens públicos, englobando desde ações de desobediência à Constituição Federal até casos mais diretos de desvio de verba pública. "Esses conluios permitem colocar amigos, pessoas próximas, diretamente interessadas ou contribuintes de campanha dentro das prefeituras, contratando com os municípios", ressalta Eloilson.

Durante as operações do Ministério Público (MP), muitas deflagradas em parceria com a Polícia Civil, sobram reclamações de gestores, que reclamam de um excesso do MP. Para Eloilson Landim, os questionamentos não têm fundamento legal. "Não tem excesso, não. Tem é complacência, porque, se todos os promotores trabalhassem como deveriam - não que eles não queiram, mas porque não podem devido à falta de estrutura - com certeza a realidade do Ceará seria outra", alega.

Apesar da legislação que exige transparência dos gastos da gestão pública, o promotor de Justiça da Procap explica que os administradores municipais não divulgam a execução orçamentárias das prefeituras em tempo real. Ele defende que os gestores escaneiem todo o processo licitatório e encaminham, no prazo de 24 horas, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Portal da Transparência dessas cidades. "Qual a dificuldade disso?", questiona
Fonte. DN