quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Supremo valida Lei da Ficha Limpa para eleições deste ano


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou hoje a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais deste ano. A decisão torna inelegíveis por oito anos políticos cassados, que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação e os condenados criminalmente por órgão colegiado, independente de o caso ter sido ou não julgado em última instância
A Lei da Ficha Limpa foi aprovada pelo Congresso e promulgada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, a partir de um projeto de iniciativa popular que coletou 1,3 milhão de assinaturas. O julgamento da lei era aguardado com expectativa pelos partidos políticos, devido ao seu impacto na escolha dos candidatos a prefeitos e vereadores para o próximo pleito. A decisão do STF deve aposentar políticos de expressão nacional.

Partidos cearenses já pensam no que fazer com candidatos "ficha-suja"


O presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, declarou que a sigla não vai lançar candidaturas de candidatos com problemas na Justiça. "Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado", disse o tucano, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.
Já o diretório do PT no Ceará informou que o veto aos candidatos que eventualmente se enquadrem na Lei da Ficha Limpa não vai ser automático, pois cada caso será analisado individualmente.

Ficha Limpa aprovada poderá mudar o rumo das eleição em Barroquinha


Se a ficha limpa for aprovada hoje a eleição de 2012 em Barroquinha, terá mudanças no cenários dos pretenços candidatos  a sucessao de 2012.
Vamos aguardar.