domingo, 2 de outubro de 2011

DRFVC prende acusados de falsificar documentos

Clique para Ampliar

Uma investigação realizada em sigilo pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, a partir de uma denúncia, levou à prisão de um que atuava na falsificação de documentos emitidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Entre a papelada que o acusado ´fabricava´ havia carteiras de habilitação e Certidão de Registro de Veículo (CRV), além de carteiras de identidade.

O acusado, identificado como Israel Morais de Freitas Matos, conhecido por ´Isaías´, fabricava os documentos em sua própria residência, localizada na Rua Barão de Aratanha, no Bairro de Fátima. Ali, os inspetores da DRFVC, sob o comando do delegado Bruno Figueredo, apreenderam um vasto material como prova da ação delituosa, entre eles, computadores, impressoras multifuncionais, lixas, serras, tesouras, e até um microonda que era usado para secar os papéis.

Fabricação
Segundo a Polícia, o acusado escaneava o documento ´encomendado´, imprimia-o, colocava no microondas para secar a tinta e, em seguida, lixava o papel para dar a textura parecida a de documentos originais. As impressões eram feitas em papel giz, mas eram timbrados e tinham as marcas holográficas. Até a tarja picotada de onde o papel seria destacado ela conseguia fazer martelando os ´dentes´ de uma serra no papel.

Segundo o delegado Bruno Figueredo, cada documento falsificado era vendido pela quantia entre R$ 100,00 e R$ 200,00, dependendo da validade que o cliente exigia.

No decorrer das diligências, a Polícia Civil conseguiu identificar outro envolvido no crime. Um homem chamado José Valdir Carvalho Gomes, que fazia o papel de intermediário entre o falsificador e a pessoa interessada no documento ´frio´.

Geralmente, o encontro entre Valdir e a pessoa interessada no documento era realizado no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida 13 de maio, também no Bairro de Fátima.

Outro
A equipe da DRFVC descobriu, ainda, que um terceiro homem estaria envolvido no caso. Até o momento ele foi identificado apenas por Lindembergue, que está sendo procurado.

Ao prestar depoimento no auto de prisão em flagrante na DRFVC, Israel Morais de Freitas matos, o ´Isaías´, confessou que falsificava documentos há mais de dois anos, sempre usando a técnica quase artesanal