sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Energia eólica é uma das alternativas para o consumidor cearense, diz deputado

sergio-aguiar
O deputado Sergio Aguiar (PROS), em seu pronunciamento, na manhã desta sexta-feira, afirmou que a produção de energia eólica em todo o mundo vem crescendo ao longo dos anos, salientando que no Brasil, os estados nordestinos têm tido um destaque na instalação desse tipo de usinas. Conforme informou, o Cerá atualmente é autossuficiente, e com o aumento da produção poderá diminuir o valor da energia gerada para os consumidores.
“Isso mostra que a boa utilização dos ventos nos estados nordestinos contribui para a forma decisiva e competitiva que os estados do Nordeste tem em relação às outras unidades federativas do País”, disse. De acordo com ele, o Brasil está na 11ª posição entre os países com usinas eólicas construídas, e ficou atrás apenas de China, Alemanha e Estados Unidos em instalações realizadas no ano passado.
“Ao longo da utilização dessa energia poderemos baratear o valor do consumo pra os cidadãos cearenses. Vivemos em um período de mudanças, e as fontes de energia alternativas vão contribuir para não exaurir os recursos naturais”, defendeu Sergio Aguiar. O deputado Carlos Felipe (PCdoB), afirmou que o Ceará tem sido referência nesse sentido, contribuindo para utilização das chamadas energias limpas.

Prefeito de Aquiraz anuncia reajuste de professores e piso fica 27,6% acima do nacional



O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães anuncia, na tarde desta sexta-feira (20), um reajuste salarial de 13,01%, retroativo a 1° de janeiro, para os professores efetivos do município. Com a medida, o magistério de nível superior, em início de carreira, terá remuneração de R$ 2.652,34. Este valor é 27,69% superior ao definido pelo MEC - R$ 1.917,78 - como piso salarial da categoria para o ano de 2015. Uma reunião está marcada, com representantes dos professores de cada escola municipal, na Casa do Saber, para a divulgação do reajuste.

O percentual de reajuste é uma decisão do prefeito Guimarães, considerando que o Piso Nacional, em menor valor, foi estabelecido pelo MEC, no último dia 6 de janeiro, conforme determina  o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. "Educação é a base de toda sociedade e os professores são os grandes responsáveis pelas transformações sociais, logo, merecedores de todo respeito e valorização profissional", enfatizou o prefeito.