quinta-feira, 22 de maio de 2014

PROS do Ceará tira o PMDB da sua relação de aliados

O PROS, partido do governador Cid Gomes, encaminhou nota às redações dando conta de um encontro que fará, com todos os seus aliados, representantes de 22 partidos, na próxima sexta-feira à tarde, em Fortaleza, para começar a discutir um novo projeto de Governo a ser levado à discussão, na campanha eleitoral a começar em julho próximo. Na relação de aliados, citados pela própria nota do partido, não está o PMDB.
Leia a nota do PROS
“Os presidentes dos partidos da base aliada do Governo do Estado se reúnem nesta sexta-feira (23), a partir das 14 horas, no Salão Catamarã do Marina Park Hotel. O encontro entre as lideranças tem o intuito de avaliar o caminho percorrido pela gestão atual e abrir espaço para novas ideias, na construção de diretrizes que visam o melhor para o futuro do Ceará.
Estarão presentes na reunião os representantes de 22 siglas: Democratas (DEM), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Progressista (PP), Partido Pátria Livre (PPL), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Social Liberal (PSL), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Trabalhista Nacional (PTN) e Solidariedade (SD).”

Cid fecha acordo com o presidente nacional do PROS




Montagem: Ceará News 7. 

O governador Cid Gomes telefonou ontem para o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior. Os dois conversaram por mais de uma hora tendo como testemunha alguns deputados federais do próprio partido sobre a crise que se abateu entre  direção nacional e o PROS cearense. Acertaram para hoje um encontro em Brasília, para definir todas as últimas pendências existentes.
Eurípedes e Cid se acertaram. O presidente nacional do PROS já preparou o documento com a anuência autorizando a direção regional do partido a realizar convenção no Ceará e definir o melhor rumo político que achar conveniente. Também será devolvida a senha para o presidente cearense Danilo Serpa.
O pivô do confronto entre o PROS nacional e o do Ceará, o líder da bancada na Câmara, deputado Givaldo Carimbão, se reuniu com o deputado Domingos Neto e também apararam suas diferenças. Carimbão confirmou que não há mais motivos para divergências e confirmou que o PROS irá apoiar à reeleição da presidente Dilma

Tasso confirma a Aécio que aceita ser candidato a vice-presidente


 

O desejo de Tasso Jereissati era anunciar ontem (21) durante almoço em Brasília ao presidenciável Aécio Neves que ele estaria fora das eleições de outubro. Sua estratégia fracassou.

Ao término da reunião, o senador Aloísio Nunes(PSDB-SP) que acompanhou toda a conversa confessou ao deputado federal Raimundo Gomes de Matos que “o parlamentar cearense ficasse tranquilo, porque Tasso será candidato”. Só não abriu qual será o cargo que ele disputará. É quase certo que será como vice de Aécio.
Por pressão da família, Tasso mesmo liderando todas as pesquisas para a corrida ao Senado no Ceará não se mostrava disposto a rever sua aposentadoria e mesmo tendo dito semanas atrás que seria candidato, recuou e não queria mais concorrer, apesar de seu favoritismo. Surgiu a oportunidade dele ser vice-presidente. Seu principal adversário à função, Aloísio Nunes, renunciou e declarou apoio a Tasso.

Aécio Neves estava ciente do desejo de Tasso rejeitar o convite para ser seu vice. Já sabia de véspera que ele não iria concorrer ao Senado. Levou junto para o encontro o senador  Aloísio Nunes para ter mais uma voz a convencer Tasso.  A reunião foi demorada. Lá, Tasso expôs que colaboraria com a campanha de Aécio mas não queria enfrentar as urnas. Nem como candidato a senador muito menos como vice-presidente.

As resistências de Tasso aos argumentos de Aécio foram vencidas. Ao final, Tasso admitiu que irá ser candidato, segundo confessou Aloísio Nunes. Esse mistério deve ser desvendado nos próximos dias. Se for vice-presidente o anúncio ocorrerá no dia 14 de junho.

Inscrições no Enem terminam nesta sexta-feira

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta sexta-feira (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pela Agência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher.
Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal a qualquer momento, a fim de gerar o boleto para o pagamento da taxa, alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
(Agência Brasil)