quinta-feira, 21 de maio de 2020

Ação da PF em Aurora é só o começo para apurar desvios de verbas da pandemia no CE.


A Polícia federal liberou, agora há pouco, imagens da Operação “Arrebol”, desencadeada no começo da manhã desta quinta-feira na Região Sul do estado. O alvo foi a cidade de Aurora (a 476Km de Fortaleza), onde o Ministério Público Eleitoral  (MPE) apura o desvio de verbas federais através de saques fraudulentos do auxílio emergência destino à famílias de baixa renda neste período de pandemia do coronavírus.  Este é apenas o  começo de uma série de operações para combater as fraudes com o dinheiro público de socorro durante a pandemia. Vários municípios do Ceará estão na lista da PF e do MP.
A fraude em Aurora tem como pano de fundo crime eleitoral. Nomes não foram divulgados. Os agentes federais cumpriram naquele Município, ao menos, quatro mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça a pedido do MPE. 

Os policiais estiveram, inclusive, em uma agência lotérica localizada no Centro de Autora, onde recolheram documentos, extratos dos caixas e outros papéis que agora serão analisados.

Também estão na mira das investigações prefeitos e prefeituras cearenses suspeitos de desvio de verbas destinadas ao combate à pandemia. Os nomes dos Municípios ainda estão guardados em sigilo pelas autoridades e as operações sendo planejadas para acontecerem nos próximos dias.