sábado, 20 de julho de 2013

Simulação aponta Lula com 41% e Dilma com 30% das intenções de voto

 
votopresidenteibopeDe acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo site do jornal “O Estado de S. Paulo”, a presidente Dilma Rousseff teria perdido 28 pontos desde o último levantamento do instituto, em março, e teria hoje 30% das intenções de voto na disputa pela reeleição. De acordo com simulação feita pelo Ibope, Marina Silva (sem partido), teria 22%; Aécio Neves (PSDB), 13%; e Eduardo Campos (PSB), 5%.
No mesmo cenário, contra os mesmos adversários, Lula chegaria a 41%, e os adversários ficariam, respectivamente, com 18%, 12% e 3%. Por comparação, a taxa de Lula é 37% maior que a de Dilma.
O Ibope simulou também como seria um eventual segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina Silva (sem partido), as duas aparecem tecnicamente empatadas. Dilma tem 35% contra 34% de Marina.
Apenas Marina consegue empatar com Dilma nas simulações de segundo turno pesquisadas pelo Ibope. No confronto dois a dois contra Aécio Neves (PSDB), a presidente leva 12 pontos de vantagem: 38% a 26%. A taxa de branco/nulo, porém, sobe de 19% para 24% nesse cenário, mostrando que parte dos eleitores que votariam em Marina preferem anular a votar no tucano.
Contra Eduardo Campos (PSB) ou contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Dilma teria uma vantagem mais folgada do que contra Aécio. A presidente bateria o governador de Pernambuco por 39% a 19%, e venceria Barbosa por 40% a 22%, se a eleição fosse hoje. Esses foram os únicos cenários testados pelo Ibope como simulações de segundo turno.