quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Relembrando: Há 13 anos Barroquinha recebia dona Ruth Cardoso

 “O Ceará é o único Estado da federação a contribuir diretamente para o Programa de Alfabetização Solidária, possuindo o projeto implantado em todos os 183 municípios, dos quais 112 foram “adotados” pelo Governo do Estado, os outros 71 são mantidos por empresas locais e da região Sudeste. Ao todo são mais de 150 mil alunos atendidos.
Foi para mostrar esse resultado com destaque para a importância das parcerias com o Estado e iniciativa privada, que a primeira-dama do País, Ruth Cardoso, promoveu uma visita ao Ceará no último dia 8, a maior festa política que a população já viu.
E foi Barroquinha, município localizado no extremo Norte do Estado, distante 410 Km da capital, o escolhido para a visita in loco dos excelentes resultados do Programa Alfabetização Solidária. A comitiva da primeira-dama - formada por empresários do Sul do País, o governador Tasso Jereissati, da primeira-dama Renata Jereissati, políticos e lideranças -, chegou pontualmente às 11 horas como estava sendo esperada. Dona Ruth desembarcou no aeroporto de Parnaíba, no Piauí, e seguiu de ônibus até Barroquinha.
No colégio de ensino fundamental Virgílio Távora, a comitiva foi recebida por autoridades locais, comandada pelo prefeito Jaime Veras. Lá estava mobilizada toda a equipe do Alfabetização Solidária do município que mostrou como o programa tem mudado o perfil de Barroquinha. Dona Ruth ouviu testemunhos como o da alfabetizadora Gilmara Carneiro dos Santos que foi alfabetizada pelo projeto e hoje desenvolve atividades visando levar outras pessoas ao conhecimento do mundo das letras.
Ouviu ainda o comovente relato de alfabetizandos, como a líder comunitária Antonia Maria Gonzaga, da comunidade de Lagoa do Mato, que aprendeu a ler aos 47 anos e hoje tem como sonho o de continuar estudando. “No começo foi um pouco difícil, mas recebi incentivos e fui em frente. Hoje eu me sinto importante ao poder ler uma notícia de jornal e entender muitas coisas. Quero continuar aprendendo”, disse Antonia Gonzaga.
Dona Ruth Cardoso mostrou-se emocionada com a manifestação dos alfabetizadores e alunos ressaltando como “a história de vencedores”.
EXEMPLO — Barroquinha é exemplo do envolvimento de um município no programa. São dez salas que atendem cerca de 250 alunos. Além destas, existem outras 32 destinadas ao curso de suplência, que tem o acompanhamento do Alfabetização. Foi implantado em junho de 1997 e já alfabetizou em torno de 1.500 pessoas. Ao todo, no Estado, já passaram pelo Alfabetização Solidária cerca de 150 mil alunos.
O funcionamento do programa se dá graças às parcerias criadas pelos governos e a iniciativa privada com o Ministério da Educação (MEC). Empresas, instituições e órgãos governamentais “adotam” municípios e, ao aderirem voluntariamente, eles dividem com o MEC o custo de apenas R$ 34,00 por aluno/mês”. FONTE: DN Caderno Regional.

O Blog lembra que a atual Secretária de Educação do Estado Isolda Cela, foi uma das responsáveis, juntamente com uma grande equipe, pelo sucesso do Programa Alfabetização Solidária no município de Barroquinha. A partir daí o município não parou de crescer nos seus indicadores sociais. E coube a carismática e saudosa Ruth Cardoso premiar com sua presença para mostrar ao Brasil o exemplo de comprometimento e sucesso alcançado no Programa pelo município.

BI-CAMPEÃO, SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA FRANCISCO PINTO VERAS TEM MAIS UMA CONTA DESAPROVADA COM ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE E MULTA

O Tribunal de Contas dos Municipios-TCM, através da Segunda Câmara de Julgamentos, DESAPROVOU mais uma Prestação de Contas do Secretário da Infra-estrutura de Barroquinha Francisco Pinto Veras. Dessa vez foram as Contas referente o exercício de 2010. No Processo PCS 10.909/11 de relatoria do Conselheiro Hélio Parente de Vasconcelos Filho, o mesmo entendeu ter sido praticado diversas irregularidades e opinou no sentido de julgar as Contas IRREGULARES com reconhecimento da prática de ATO DOLOSO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA e aplicou multa de R$ 11.492,28 (Onze mil, quatrocentos e noventa e dois reais e vinte e oito centavos). Além da remessa intempestiva da referida Prestação de Contas de Gestão, houve omissão na identificação de procedimento licitatório na contratação da Empresa EPB Projetos, Construções e Serviços Ltda para prestação de serviços de coleta de lixo. Segundo o Acórdão 3976/13, a Segunda Câmara entendeu que na documentação enviada na ocasião da defesa, o secretário encaminhou apenas algumas partes da licitação o que comprometeu a confiabilidade do processo de licitação. Para justificar o dolo na decisão de reconhecer a Improbidade administrativa praticada, é relatado o seguinte: “Há dolo sempre que o agente realiza os elementos do tipo com consciência e vontade; ou ainda: atua com dolo o agente que dirige sua ação no sentido da realização do tipo, consciente e voluntariamente, Assim, o dolo pressupõe o conhecimento do caráter típico de uma ação”. O Secretário será intimado para apresentar recurso de reconsideração e em seguida será julgado pelo pleno do TCM. Veja aqui. http://www.tcm.ce.gov.br/servicos/sap.php/ged/exibirDoc/doc/39762013/proc/1090911/cat/A/aba/contDigital

É bom lembrar, que o Secretário Francisco Pinto Veras teve no último mês de Julho, desaprovadas as Contas relativo ao exercício de 2011, conforme publicação. Veja Aqui. http://barroquinhaagora.blogspot.com.br/2013/07/secretario-de-infraestrutura-francisco.html#comment-form