quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Relembrando: Há 13 anos Barroquinha recebia dona Ruth Cardoso

 “O Ceará é o único Estado da federação a contribuir diretamente para o Programa de Alfabetização Solidária, possuindo o projeto implantado em todos os 183 municípios, dos quais 112 foram “adotados” pelo Governo do Estado, os outros 71 são mantidos por empresas locais e da região Sudeste. Ao todo são mais de 150 mil alunos atendidos.
Foi para mostrar esse resultado com destaque para a importância das parcerias com o Estado e iniciativa privada, que a primeira-dama do País, Ruth Cardoso, promoveu uma visita ao Ceará no último dia 8, a maior festa política que a população já viu.
E foi Barroquinha, município localizado no extremo Norte do Estado, distante 410 Km da capital, o escolhido para a visita in loco dos excelentes resultados do Programa Alfabetização Solidária. A comitiva da primeira-dama - formada por empresários do Sul do País, o governador Tasso Jereissati, da primeira-dama Renata Jereissati, políticos e lideranças -, chegou pontualmente às 11 horas como estava sendo esperada. Dona Ruth desembarcou no aeroporto de Parnaíba, no Piauí, e seguiu de ônibus até Barroquinha.
No colégio de ensino fundamental Virgílio Távora, a comitiva foi recebida por autoridades locais, comandada pelo prefeito Jaime Veras. Lá estava mobilizada toda a equipe do Alfabetização Solidária do município que mostrou como o programa tem mudado o perfil de Barroquinha. Dona Ruth ouviu testemunhos como o da alfabetizadora Gilmara Carneiro dos Santos que foi alfabetizada pelo projeto e hoje desenvolve atividades visando levar outras pessoas ao conhecimento do mundo das letras.
Ouviu ainda o comovente relato de alfabetizandos, como a líder comunitária Antonia Maria Gonzaga, da comunidade de Lagoa do Mato, que aprendeu a ler aos 47 anos e hoje tem como sonho o de continuar estudando. “No começo foi um pouco difícil, mas recebi incentivos e fui em frente. Hoje eu me sinto importante ao poder ler uma notícia de jornal e entender muitas coisas. Quero continuar aprendendo”, disse Antonia Gonzaga.
Dona Ruth Cardoso mostrou-se emocionada com a manifestação dos alfabetizadores e alunos ressaltando como “a história de vencedores”.
EXEMPLO — Barroquinha é exemplo do envolvimento de um município no programa. São dez salas que atendem cerca de 250 alunos. Além destas, existem outras 32 destinadas ao curso de suplência, que tem o acompanhamento do Alfabetização. Foi implantado em junho de 1997 e já alfabetizou em torno de 1.500 pessoas. Ao todo, no Estado, já passaram pelo Alfabetização Solidária cerca de 150 mil alunos.
O funcionamento do programa se dá graças às parcerias criadas pelos governos e a iniciativa privada com o Ministério da Educação (MEC). Empresas, instituições e órgãos governamentais “adotam” municípios e, ao aderirem voluntariamente, eles dividem com o MEC o custo de apenas R$ 34,00 por aluno/mês”. FONTE: DN Caderno Regional.

O Blog lembra que a atual Secretária de Educação do Estado Isolda Cela, foi uma das responsáveis, juntamente com uma grande equipe, pelo sucesso do Programa Alfabetização Solidária no município de Barroquinha. A partir daí o município não parou de crescer nos seus indicadores sociais. E coube a carismática e saudosa Ruth Cardoso premiar com sua presença para mostrar ao Brasil o exemplo de comprometimento e sucesso alcançado no Programa pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário