quarta-feira, 10 de maio de 2017

Nepotismo: Promotores recomendam demissão de 18 servidores por serem parentes do prefeito e agentes políticos


Clique para Ampliar

O Ministério Público do Ceará, por meio dos promotores de justiça, comunicaram em coletiva de imprensa no final da manhã de terça-feira (09) na sede do órgão em Crateús, que 18 servidores públicos contratados da Prefeitura de Crateús, deverão, em recomendação, ser exonerados por prática de nepotismo, ou seja, servidores contratados através de favoritismo para com parentes. O Ministério Público decretou um prazo de até 48 horas para que a prefeitura legalize sua situação. A coletiva de imprensa aconteceu logo após uma reunião entre os promotores e o prefeito de Crateús, Marcelo Machado. O caso foi constatado após a instauração de procedimento para investigar a prática de nepotismo.

“O nepotismo significa uma quebra de igualdade de oportunidade, entre um cidadão comum… que não pode contribuir porque não tem um sobrenome… Se você não tem um sobrenome, não é parente de um vereador, não é parente de um prefeito e um secretário, você nunca vai poder exercer esse cargo público, ou seja, essa atuação visa evitar que grupos familiares, clãs familiares, controlem cidades e regiões inteiras…”, disse o promotor de Crateús, Doutor Flávio Bezerra, que ainda afirma que as investigações ainda não foram concluídas em torno do assunto. “A gente já poderia, antes de fazer essa advertência, essa recomendação, de já termos ingressado com ação civil pública por ato de improbidade administrativa…”, disse o promotor doutor José Arteiro. “Estamos concedendo a administração pública municipal… um prazo para que essa nulidade seja corrigida a tempo”, continuou o promotor.

Nomes


Na lista abaixo, consta-se os nomes de 18 servidores que deverão ser exonerados, que incluem parentes de vereadores, e a esposa do prefeito de Crateús, Tereza Carrilho, esta que já foi exonerada do cargo de Secretária de Assistência Social no dia 4 de abril.

Ministério Público também investiga nepotismo na Prefeitura de Tauá

O Promotor de Justiça do Juizado Cível e Criminal da Comarca de Tauá, Dr. Erick Pessoa também está investigando a prática de nepotismo nos órgãos públicos de Tauá e encaminhou pedido de informações e listas de servidores ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura e Câmara Municipal.

Assim como fez nas gestões anteriores, o representante do Ministério Público quer saber se existem parentes do prefeito, vice, secretários, vereadores e deputados, exercendo funções públicas sem concurso, desobedecendo as leis.

BARROQUINHA: PROCURADOR RILDO VERAS VIRA METRALHADORA GIRATÓRIA E ATIRA EM ALIADOS: DESSA VEZ DETONOU O VEREADOR AMANAJÁS E PARENTES.


Diz o ditado: quem tem um aliado desse... Ninguém em sã consciência acredita que um membro do alto escalão da administração fale, bata e ataque membros do próprio grupo sem o conhecimento ou autorização dos chefes. O que o Procurador Adjunto da prefeitura de Barroquinha Rildo Veras vem fazendo, tem surpreendidos a todos, onde fala de aliados como se os mesmos tivessem causando problemas.
Depois de mandar recado através de postagem na sua página no facebook, dizendo que quem não concordasse com os rumos da administração pulasse fora do barco, agora foi mais direto e agressivo em áudio no whatssap quando detona com certo prazer uma ocupante de Cargo Comissionado e seu esposo o vereador Amanajás de Araújo Pereira, onde fala de incompetência e irregularidades quando o vereador foi secretário. Diz o Procurador em parte do áudio: “... as pessoas tem que se reportarem e ficarem na sua pequenez. Ora, p... de C..... 2020 a criatura que não sabe ligar nem um computador nem abrir um e-mail tem condições de administrar a secretaria de saúde. Talvez vá administrar a secretaria de saúde igual como o marido administrou a secretaria de esporte tá respondendo por improbidade administrativa e crime, parte criminal. Mal administrou a secretaria de administração já vem as contas reprovadas com nota de improbidade administrativa...”. Ouça o áudio completo


Edital com 1.000 vagas para agente penitenciário no Ceará será publicado em junho, diz Camilo


Concurso público prevê 1.00 vagas para agente penitenciário (Foto: Divulgação/Sejus)

O concurso com mil vagas para agentes penitenciários do Ceará deve ser publicado em junho, segundo anunciou nesta terça-feira (9) o governador do Ceará, Camilo Santana.
"A informação que eu tenho da própria Secretaria da Justiça e da Secretaria de Planejamento, que autoriza o concurso, é que o edital sairá em junho para agente penitenciário do Estado, com a previsão de 1000 vagas iniciais. Portanto, quem quiser ser agente penitenciário comece a estudar que o edital sairá agora em junho, e a gente quer terminar o mais rápido possível", disse o governador.
O anúncio foi feito pelo governador em conversa com internautas pelo Facebook, em que Camilo Santana responde a perguntas pelo bate-papo online. Camilo foi questionado sobre o edital do concurso para agentes pela internauta Beatriz Andrade.
Segunda chamada para PM
Durante a conversa, o governador anunciou também que a convocação da 2ª turma de aprovados no último concurso público para ingresso na Polícia Militar do Ceará. Segundo Camilo, o estado convocará, até o dia 18 deste mês, mais 1.400 candidatos aprovados para as vagas de soldado da PM.

"A segurança é uma das áreas que requer maior atenção do governo. Mesmo diante da crise fianceira, estamos conseguindo realizar os concursos e convocador no. E isso é importante. Só vamos conseguir melhorar a segurança pública do Ceará com investimento, com novos profissionais e também com a prevenção", comentou.