sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“JUNTOS PRA FAZER MUITO MAIS”... SERÁ?

A cada dia se descobre como a prefeitura tem usado o dinheiro que deveria ser destinado para dar melhor qualidade de vida para o povo de Barroquinha. Com o slogan Juntos Pra Fazer Muito Mais, não se percebe da administração municipal nenhuma ação para melhorar a situação dos serviços básicos no município. O que se sabe, muitas vezes dá pra revoltar qualquer pai de família que tem seu filho na sala de aula algumas vezes sentado no chão e outras em cadeiras de plástico, sem merenda e sem material escolar, como também as pessoas que procuram os postos e a unidade de saúde sem encontrar nem mesmo um comprimido e onde faltam alimentos, lençóis, colchas, etc.
O Blog apurou que 8 Secretarias municipais “PAGARAM” R$ 33.400,00 (trinta e três mil e quatrocentos reais) a empresa Moura Assessoria Contábil, Engenharia Civil e Sistemas Ltda, para serviços que não existiram e não foram realizados. Consta no Portal da Transparência que as Secretarias gastaram esse dinheiro para Despesas com Serviços de Implantação do Sistema de Contabilidade e Orçamento.
Ora, a dita empresa de Contabilidade presta serviços ao município desde 2009, na administração do senhor Ademar Pinto Veras e continuou sem interrupção os serviços prestados ao município agora em 2013 na administração da Senhora Terezinha Cerqueira. Aí vem os questionamentos: COMO PAGAR PARA IMPLANTAR UM SERVIÇO QUE JÁ EXISTE? COMO PAGAR POR UM SISTEMA QUE CONTINUA O MESMO?
Pra se ter uma ideia, nem em 2009 quando mudou a administração e a empresa de contabilidade, não houve despesa para implantar o referido serviço. Na verdade, qualquer empresa de assessoria que ganhe uma licitação para prestar serviço, tem que ter seu sistema instalado, porque a empresa irá receber pelos serviços que presta.
Os Secretários que se utilizaram dos recursos públicos pra “FAZER MUITO MAIS” foram: Diva Marinho (Educação) 5.900,00; Maria Clemilda Veras(Saúde) 5.900,00; Gleison Marinho (Planejamento, Adm e Finanças) 4.600,00; Francisco Pinto Veras (Infraestrutura) 3.400,00; Vicente Veras (Trabalho e Des. Social) 3.400,00; Iolanda Gomes (Gabinete) 3.400,00; Edmundo Alves (Turismo e Meio Ambiente) 3.400,00 e Edivan Pereira de Souza (Esporte) 3.400,00. Veja os pagamentos AQUI: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/municipios/nempenho/cod_neg/08229654000101/mun/026/versao/2013/despesa/33903500/cod_dig/35/de_elemento_od/Servi%E7os+de+Consultoria.
Em contato com um órgão de fiscalização, o blog obteve a informação que estas despesas não são legais, pelo simples fato de que nenhuma empresa pode prestar um serviço que se propõe se não tiver o seu programa, ou seja, é de inteira responsabilidade da empresa, não podendo ter ônus para o contratante. Mesmo que houvesse a necessidade de se pagar este serviço, só poderia ser feito pela secretaria responsável pelo setor de contabilidade, que é único e ligado à secretaria de Administração e Finanças. NENHUMA OUTRA SECRETARIA TEM SETOR DE CONTABILIDADE PRÓPRIO.