quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A HISTÓRIA DA ESTRADA DE BITUPITÁ.


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Os mais jovens moradores do município de Barroquinha, principalmente do distrito de Bitupitá que tem menos de 30 anos certamente não devem ter lembranças do que era a estrada que ligava os dois distritos na época que pertenciam ao município de Camocim.  Enveredar estrada adentro partindo de Barroquinha com destino a bela praia de Bitupitá não era tarefa das mais fáceis, pois era necessário além de muita coragem, pericia para chegar ao destino traçado. Até 1988, o tráfego naquela estrada era feito por Jeeps e alguns carros tracionados e o comércio era praticamente abastecido por viajantes que levavam e vendiam suas mercadorias em animais de carga em viagens que duravam até 12 horas, em função do areal e atoleiros ao longo da estrada. 
Emancipado em maio de 1988, o município de Barroquinha veio ter seu primeiro administrador a partir do ano seguinte, tendo a senhora Veraldina Veras da Silva como a primeira prefeita eleita para comandar o município. Na época, com poucos recursos, a prefeita priorizou o que era mais importante para a população do municipio, e uma dessas prioridades foi a construção em revestimento primário (Piçarramento) da estrada ligando a sede do município ao distrito de Bitupitá.
Sem contar com apoio de deputados e governador na época, a prefeita cortou todas as despesas consideradas menos importantes para poder realizar um sonho dos moradores “das almas” como era conhecido Bitupitá. Somente com recursos próprios, ou seja, apenas com o dinheiro do município a senhora Veraldina Veras da Silva conseguiu no segundo ano de sua administração concluir a obra de piçarramento. A estrada na época, foi considerada a obra mais importante da região realizada com recursos próprios, sem nenhum dinheiro de convênio ou repasses dos governos Federal ou Estadual.
A construção da estrada foi a realização de um dos maiores sonhos dos moradores do distrito de Bitupitá no inicio dos anos 90, facilitando o acesso de veículos, fazendo o comércio se desenvolver e a pesca dar um grande salto, já que a venda da produção de pescados ficou bem mais fácil e rápido que era conduzido para a cidade de Camocim, que também tinha estrada de piçarra ligando os dois pontos.
A prefeita Veraldina Veras da Silva ficou na história por ter realizado uma obra tão importante sem contar com ajuda de nenhum deputado ao governo. O que veio após essa obra foi o inicio de uma nova luta.
Fonte: Pesquisa do Blog. 

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