domingo, 17 de julho de 2011

Guia das Cidades apresenta perfis dos municípios,Barroquinha possui o pior IDH

O Censo 2010 mostrou que o Ceará tem 8,4 milhões de habitantes, vivendo no território de 148 mil km², nos 184 municípios. Dessa população, 75,1% está na zona urbana e 24,9% vive zona rural. E essa gente está distribuída pelas 227 páginas iniciais do Anuário do Ceará 2011-2012, no capítulo Guia das Cidades.

Como uma expedição pelas terras cearenses, o Guia explora meticulosamente os municípios e disponibiliza fichas, com mais de 90 informações, sobre cada um deles. Elas abordam diversos aspectos, como demografia, política, economia, cultura e infraestrutura.

O capítulo também apresenta rankings com os melhores e piores desempenhos em parâmetros como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB). O percurso é em ordem alfabética. Começa por Abaiara e vai até Viçosa do Ceará.

Barroquinha, distante 413 quilômetros de Fortaleza, possui o pior IDH do Estado. Alcântaras, cidade entre arbustos de caatinga e com uma população de 10.773 alcantarenses, pode se orgulhar por ser uma das nove cidades cearenses a manter em zero a taxa de mortalidade infantil.

Os municípios cearenses de Sobral e Jucás destacam-se na área de educação. Eles estão entre as mais agraciadas com o Selo Unicef. Cada uma tem com cinco premiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário