quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Secretário diz estar indignado

Clique para Ampliar
O secretário das Cidades, Camilo Santana, informou que o programa de distribuição de kits sanitários está suspenso. Conforme ele, os convênios ainda vigentes para a construção dos banheiros estão sendo acompanhados e que a secretaria já disponibilizou todas as informações aos órgãos que estão investigando o caso.

Camilo Santana esteve ontem na Assembleia Legislativa para o lançamento de um prêmio que incentiva a prática de erradicação da pobreza nos municípios. Durante entrevista à imprensa, o secretário disse estar indignado com o fato de algumas associações não terem construído os banheiros. "Como secretário não assinei convênio, não paguei convênio para as associações. Todas as medidas que me cabiam, enquanto secretario, estou tomando e tomarei", pontuou.

Ele afirma que por enquanto o programa de distribuição dos kits sanitários está parado, mas essa não é a intenção da secretaria. Camilo Santana defende a continuidade do projeto que considera "importantíssimo". Conforme o secretário, 170 mil famílias ainda não possuem um banheiro no Ceará. "Você imaginar o que é a pessoa não ter um banheiro para fazer suas necessidades. Não podemos prejudicar um programa importante".

Mudanças
Por outro lado, o secretario admite ser necessária mudanças na realização dos convênios para a construção dos banheiros. Ele defende a correção de algumas distorções antes de ampliar o programa e informa que haverá mais rigor na fiscalização.

Segundo explicou, a fiscaliza é feita por uma equipe da Cagece vinculada à secretaria. A intenção agora, esclarece, é georreferrenciar os banheiros, bater uma foto da família na frente do banheiro e abrir edital para selecionar as associações que farão os convênios com o Estado.

A qualidade dos banheiros também é um ponto a ser levado em consideração, conforme Camilo Santana. Caso a qualidade melhore, os recursos para a construção dos kits sanitários aumentarão, mas até o momento não há nada definido. As condições dos banheiros também receberam críticas.

Na avaliação do secretário, não se pode exigir muito de um banheiro que tem um custo de R$ 2 mil, além disso, lembra, eles são construídos por esquema de mutirões. Segundo ele, nos convênios está especificado o tamanho dos banheiros e o que eles devem conter. "Aquilo que não estiver sendo feito nós vamos cobrar", disse, alegando não caber a ele fiscalizar a construção dos banheiros.

Caminhando
A pasta das Cidades está entre os órgãos que deverão ser visitados pelos deputados estaduais na busca por informações do suposto esquema de desvio de verba pública estadual a partir de convênios assinados entre a Secretaria das Cidades e associações para a construção de kits sanitários.

O secretário disse estar pronto para receber a visita dos parlamentares. A sindicância instalada na Secretaria, conforme Camilo Santana, ainda está caminhando. Ele aponta que foi identificado indícios de irregularidades por parte de servidores da secretaria, mas as pessoas ainda estão sendo ouvidas. "Não podemos sair por aí acusando ninguém", ponderou.

Segundo ele, o governador Cid Gomes, também está indignado. "Lugar de ladrão é na cadeia. Este Governo não aceita desvio de recurso público e que as ações não cheguem aos nossos beneficiados. A coisa mais importante para o Governo é atender as pessoas mais pobres e garantir que elas possam viver dignamente com banheiro, para não ter que ir no mato fazer suas necessidades", disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário