quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dilma descarta aumentar o FPM


 

Brasília. A presidente Dilma Rousseff não quis dar apoio a um pedido dos prefeitos baianos para aumentar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em entrevista, ela foi questionada sobre queixas dos prefeitos relacionadas à diminuição do FPM e se apoiaria a PEC 39/2013, que determina o aumento desse fundo.  
 "Não tem sentido o pleito", disse Dilma. "Eu quero esclarecer que o FPM não diminuiu. Mesmo com as desonerações federais, o FPM cresceu 7,5% ou 1,1% se você descontar a inflação", afirmou.  

Dilma argumentou que o debate do FPM tem de ser feito "no contexto de discussão de todas as desonerações" e que o governo federal tem tomado medidas "que ajudam o custeio" das prefeituras. Citou, nesse ponto, o programa Mais Médicos, pelo qual o governo federal paga uma bolsa de R$ 10 mil mensais a profissionais brasileiros e estrangeiros para trabalharem nos  municípios.

Dilma enfatizou também que é preciso discutir uma reforma tributária abrangendo a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ela contou que, mesmo com as desonerações federais, o FPM cresceu em 2013, ao contrário do que vários prefeitos disseram. Além disso, ela afirmou que uma das desonerações que mais afetam os municípios é a do ICMS, imposto estadual.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário