quinta-feira, 27 de março de 2014

Cid e Eunício discutem sucessão de 2014


 

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), e o senador Eunício Oliveira (PMDB) se reúnem, amanhã, para tratar sobre a sucessão estadual. O local e a data do encontro não foram divulgados.
   A intenção é colocar as cartas na mesa e mostrar as pretensões de cada um nas eleições de outubro deste ano. A reunião alimenta a expectativa de Eunício, que continua evidenciando o desejo por disputar a chefia do Palácio da Abolição. Durante o encontro, Cid deve reafirmar a importância da manutenção da aliança e do projeto político para o Estado.
  As discussões sobre o cenário estadual e as possíveis articulações serão foco da conversa, que acontece um dia antes do encontro do PT, quando serão definidos rumos políticos do partido no Ceará. 
  Importante lembrar que as articulações entre as legendas permaneciam apenas nos bastidores, com aliados afirmando que iriam se pronunciar após decisões do governador. O cenário, entretanto, deu uma reviravolta depois da recente declaração de Cid Gomes, na última segunda-feira, sobre a possível renúncia ao cargo de chefe do Executivo com a finalidade é disponibilizar legalmente o nome de Ciro Gomes à disputa. O cenário é de especulações e, até o momento, sem ações concretas dos principais atores da sucessão estadual.
  Para que Ciro se candidate, Cid terá que renunciar ao mandato até o dia 5 de abril, prazo máximo estabelecido pela lei eleitoral para desincompatibilização. No caso dos irmãos, por se tratar de parentesco muito próximo, a lei exige a renúncia de Cid e veta a candidatura de Ciro ao cargo de governador. Com a renúncia, os dois podem ser candidatos a qualquer outro cargo.
  A disputa de Ciro ao Senado, caso se concretize, modifica a movimentação de partidos aliados. O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB), que já demonstraram vontade de disputar a vaga, perderiam a possibilidade de postular. O ex-ministro, entretanto, tem negado publicamente sua intenção de disputar nessas eleições.
PURA ESPECULAÇÃO
   Se, por um lado, as definições não acontecem, por outro, as especulações ganham espaço no meio político e na imprensa. Atualmente, um dos cenários especulados seria o que Eunício abriria mão da candidatura ao governo do Estado para ser vice-presidente da República, na chapa de Dilma.
   Segundo o vereador Vítor Valim (PMDB), apesar de o senador ser referência nacional, é difícil que desista de disputar a sucessão estadual. “É possível, mas eu não vejo isso. O cenário mais provável é que Eunício seja candidato ao governo mesmo”. De acordo com o parlamentar, as especulações querem “desarticular e tumultuar” o desejo do peemedebista. “Quem não quer a candidatura de Eunício fica inventando esses cenários”, enfatiza.
  Outro cenário citado nos bastidores coloca Ciro Gomes como candidato ao Senado na chapa de Eunício ao Governo. Por enquanto, as conversas são mantidas nos bastidores, sem nenhum pronunciamento oficial. Partidos da aliança e da oposição esperam o encontro de Eunício e Cid para definirem os próximos passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário