quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SAÚDE: DEPOIS DAS PASSAGENS, SUPERFATURAMENTO VEM NA COMPRA DE MEDICAMENTOS EM BARROQUINHA.



As licitações na administração pública devem servir para que o órgão consiga o menor preço do mercado, sendo um dos principais objetivos a economia de recursos. Isto é necessário para que as empresas participantes dos certames licitatórios apresentem propostas do material ou serviço e que seja vencedora aquela que normalmente tenha o menor e melhor preço, gerando economia aos cofres públicos.
Mas isto não é o que vem ocorrendo na administração de Barroquinha, onde nenhuma secretaria pratica o menor preço nas suas aquisições, ocasionando na maioria das vezes superfaturamento em compras, que na maioria das vezes nem se ver o resultado destas aquisições. Os casos mais sérios vem acontecendo ultimamente envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, chamando atenção pelos valores absurdos de itens comprados.

Como se não bastasse o escândalo das passagens relatado por este Blog, vem mais um caso de superfaturamento, agora na compra de medicamentos. Depois de homologar uma licitação de mais de R$ 1 milhão e 200 mil reais para aquisição de medicamentos diversos, material médico-hospitalar, radiológico e odontológico para atender o Hospital Municipal e os Postos de Saúde, a Secretária fez diversos pagamentos a Empresa Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos Ltda com valores muito acima dos praticados no comércio, alguns com sobre-preço de até 400% como pode ser comprovado pelo link do TCM comparados com planilha de preços feita pelo Blog. Veja o pagamento:

PLANILHA DE PREÇOS
Medicamento
Pago Secretaria
Preço Camocim
Preço Fortaleza
Equilid 50mg
 60,08
27,80
19,62
Monocardil
39,15
11,40
11,01
Sulfatiazina Prata
61,35
15,00
12,35
Sustrate
        105,07
39,70
20,95
Tiabendazol Cre
 53,88
21,75
19,91

O caso mais espantoso se trata , quando a Secretária pagou R$ 11.560,00 por 800 comprimidos de Tiabendazol ao preço unitário de R$ 14,12 quando o mesmo comprimido pode ser comprado por menos de 3,00, o que não gastaria 2.400,00. Somente neste caso, dando um prejuízo para o município neste item de mais de R$ 9.000,00.


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