quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Chuvas abaixo da média histórica no Carnaval preocupam agricultores no Ceará


Foto: Agência Diário

A previsão de um Carnaval ensolarado, divulgada antes do feriado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), se confirmou. Durante o feriado da terça-feira (09), foram registradas chuvas em apenas 19 dos 184 municípios do Ceará, concentrados principalmente na região Norte do Estado.
De acordo com prognóstico da Funceme, a ocorrência de chuvas no Ceará deve ficar abaixo da média histórica, no período de fevereiro a maio deste ano. A notícia preocupa principalmente o setor de agricultura no Estado, que, além das chuvas, necessita dos sistemas de irrigação para as plantações.
Os açudes cearenses também são afetados pela ausência de chuvas. Dos 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 128 estão com volumes abaixo de 30%, incluindo Orós e Castanhão, duas das principais fontes hídricas do Estado. Em consequência da estiagem, a Cogerh deve diminuir a oferta de água para a agricultura.
Previsão
No próximo dia 20, a Funceme divulgará um novo prognóstico para o quadro chuvoso, sem muitas expectativas de mudança em relação ao primeiro. Na manhã desta quarta-feira de cinzas (10), a previsão é de céu parcialmente nublado em todas as regiões do Ceará, e possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Serra da Ibiapaba e na região Jaguaribana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário