segunda-feira, 27 de junho de 2016

MORADORES DE CAMOCIM, BARROQUINHA E CHAVA RECEBEM UPA 24 HORAS


rupa5


rupa4

Moradores do litoral oeste contam agora com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Camocim. Inaugurada neste sábado (25), com a presença do governador Camilo Santana, a UPA era um sonho antigo dos moradores da região, como a dona de casa Iva Gomes, que celebrou a inauguração do equipamento. "Tudo isso que está acontecendo é muito bom porque o hospital municipal fica lotado com pacientes que vêm de outros municípios. Éramos obrigados a viajar até Sobral atrás de tratamento, agora não. Com uma UPA bem equipada e funcionando 24 horas a realidade será diferente", disse. 
    O governador Camilo Santana ressaltou a importância da Unidade Pronta de Atendimento e do esforço para entregar e ajudar a manter a unidade. "Essa UPA tem uma história de superação, na busca pelo terreno, pelo dinheiro da obra, pela inauguração. Uma vitória do povo, do povo do litoral oeste que agora terá 24 horas de atendimento hospitalar de  qualidade", afirmou.
    A inauguração contou com a presença da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, que representou as prefeituras de Chaval rupa5e Barroquinha, que fazem parte do consórcio que vai gerenciar a UPA. O equipamento dará cobertura em urgências e emergências à população de 90.211 habitantes dos três municípios.
    Construída pela gestão municipal e equipada pelo Governo do Estado com recursos de R$ 1 milhão, a UPA r MVS714124h de Camocim, do tipo I, funcionará com capacidade de realizar 150 atendimentos diários. O Estado também ficará responsável pelo o custeio de 25%, ou seja, R$ 85 mil por mês.
    Serão oferecidos exames de raio-x, de laboratório, eletrocardiograma e atendimento pediátrico, e os pacientes poderão resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
    Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega, o médico presta socorro, controla o problema e detalha o diagnóstico. Ele analisa se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

    Participaram da inauguração o depurado federal Leônidas Cristino, os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Duquinha, Rogério Aguiar, prefeitos da região norte, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário