segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A oposição é para se opor.


Resultado de imagem para boca no trombone

“Oposição existe para se contrapor. Sua função é fiscalizar, denunciar, desmascarar e votar contra os desejos do Governo. Oposição é para cobrar dos governantes tudo aquilo o que estes prometeram na campanha eleitoral.”
  
O adesismo costuma buscar termos que concedam um componente nobre ao seu movimento oportunista. Desconfiem quando assistirem a um político usando as seguintes bengalas para a sua atuação: “oposição crítica” e “oposição propositiva”. É conversa para adormecer a manada. Sua intenção é simplesmente aderir ao Governo de plantão mesmo que o eleitor tenha colocado o partido do dito cujo na oposição.

Veja com olhos da desconfiança a conversa de parlamentares que se declaram “independentes”, a regra geral (com as honradas e equivocadas exceções) é a seguinte: quem se declara independente é por que está em busca de vender para o Governo o seu precioso voto no parlamento. A declaração de independência é como um grito de leilão. “Quem dá mais? Quem dá mais?”. Mas, só há um comprador disponível. O Governo.

Desconfiem quando assistirem a um governante sugerir termos como “conciliação” e “diálogo” para os que foram derrotados nas urnas. A ideia, é somente cooptar. O objetivo é esfacelar as forças de oposição e manter o parlamento sob absoluto controle. É clássico: os governantes brasileiros odeiam a oposição, mas as democracias não podem jamais prescindir delas. Fiquemos com a democracia.

A oposição existe para se opor, é a gênese de sua existência. A oposição é aquela que se opõe e estabelece nesse trabalho cotidiano uma opção segura e equilibrada para que se evidencie a sagrada alternância de poder. A oposição é a alternativa de poder. Conciliação e diálogo entre Governo e oposição só se fazem necessários em situações peculiares. Nas guerras, por exemplo, ou em situação de extrema crise.

Oposição existe para se contrapor. Sua função é fiscalizar, denunciar, desmascarar e votar contra os desejos do Governo. Oposição é para cobrar dos governantes tudo aquilo o que estes prometeram na campanha eleitoral. Promessas que convenceram a maioria que derrotou a... oposição. É um pressuposto da velha e boa democracia.

Coluna Fábio Campos – Jornal O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário