quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Corpo de Bombeiros confirma a morte do ministro Teori em acidente aéreo no Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros confirma a morte do ministro Teori em acidente aéreo no Rio de Janeiro
A morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de ser confirmada pelo Corpo de Bombeiros. O ministro faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (19).

Teori tinha 68 anos e era o relator da Operação Lava Jato no STF. O ministro deve ser velado no Supremo e enterrado em Santa Catarina. Ao saber do acidente, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, voltou a Brasília.
Teori Zavascki nasceu em 1948 na cidade de Faxinal dos Guedes (SC), e é descendente de poloneses e italianos. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, ele foi nomeado, mas não tomou posse. Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para a vaga destinada à advocacia no TRF4, onde trabalhou entre 2001 e 2003. De 2003 a 2012, Zavascki foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Respeitado nas áreas administrativa e tributária, Zavascki também era considerado minucioso em questões processuais. “Espero que todos os bons momentos apaguem minha fama de apontador ou cobrador das pequenas coisas”, brincou, ao se despedir da Primeira Turma do STJ, antes de ir para o STF. O ministro declarou em diversas ocasiões ser favorável ao ativismo do Judiciário quando o Legislativo deixa lacunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário