terça-feira, 18 de abril de 2017

BARROQUINHA: DESCARTE DE LIXO COLOCA EM RISCO FUNCIONÁRIOS E PACIENTES DA UNIDADE DE SAÚDE.



As imagens que o leitor ver nessa matéria não se trata de nenhum lixão e nem mesmo de local próprio para descartar o material que é visto. Trata-se de lixo orgânico misturado com lixo hospital jogados nos fundos da Unidade Básica de Saúde de Barroquinha, podendo acarretar inúmeros doenças e problemas advindo dessa atitude. Quem se expõe sem proteção a resíduos hospitalares corre o risco de sofrer com infecções provocadas por vírus e bactérias, imagine quem tem contato ou fica exposto nas proximidades desse lixo, já que um micro-organismo pode sobreviver até dois meses no material infectado.

Segundo especialistas, nem sempre os problemas acarretados por resíduos hospitalares apresentam sintomas, eles podem se desenvolver de forma silenciosa, levando o paciente a só descobrir a doença quando não houver mais possibilidade de cura. As enfermidades podem ser transmitidas por meio de fluidos, tecidos e restos de órgãos, ou pelo lixo químico, como frascos de medicamentos quebrados e seringas.


A melhor forma de evitar doenças é não manter contato com esse tipo de material, mas olhem onde este material está jogado, nos fundo da Unidade de Saúde que deveria tratar e cuidar dos pacientes. A administração, através dos responsáveis pela saúde do município, deveriam seguir protocolos para o descarte do lixo, evitando a contaminação de quem trabalha na instituição, a contaminação dos resíduos considerados comuns e, consequentemente, do meio ambiente. Sejam os profissionais da saúde, garis ou catadores, todos os que têm contato com esse tipo de material devem usar os equipamentos de proteção individual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário