segunda-feira, 8 de maio de 2017

BARROQUINHA: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE VAI A CÂMARA DAR ESCLARECIMENTOS COM DIREITO O PLATÉIA.

Como estava previsto, o Secretário de Saúde de Barroquinha, Márcio Lima Silva, compareceu à Câmara Municipal na última sexta-feira para dar explicações sobre problemas no setor de saúde do município. O pedido havia sido feito pelo vereador David Alves da Silva Júnior, que solicitou da Mesa Diretora a ida do Secretário para que o mesmo pudesse esclarecer problemas ocorridos na saúde. A administração para mostrar que o secretário é prestigiado a frente da pasta, enviou diversos membros que fazem parte da administração para dar apoio e principalmente aplaudir cada intervenção favorável ao gestor, como a vice-prefeita Carmélia, ex-vice-prefeita Fransquinha Teles, a ex-prefeita Tetê, vereador licenciado Gleison Marinho, o Procurador Adjunto e diversos outros funcionários da saúde.
O Secretário de forma muito tranquila fez esclarecimentos e foi mais além das explicações que eram necessárias e de forma humilde assumiu a responsabilidade pelo descuido a respeito do lixo hospitalar, falou do aluguel de ambulância ao custo de R$ 8.000,00 mês, informando que tinha em mãos extratos da empresa onde comprovava que outros 8 municípios os valores eram iguais e falou também sobre o preço da carne comprada pelo hospital, dizendo que se a licitação dar autorização para ele comprar então ele poderia comprar mesmo sendo um valor alto. Após intervenções elogiosas da vice-prefeita e outros, o discurso do vereador Quintinha de Bitupitá foi a que gerou um pouco de desconforto quando o mesmo disse “...se tem um time de futebol que tem um técnico de futebol vai funcionar, mas se colocar um técnico de basquete para dirigir um time de futebol não vai funcionar. Quem falar mal do Secretário é porque quer se beneficiar politicamente e se as coisas tivesse funcionando bem na administração passada, o prefeito não teria mudado nenhum secretário”.
O Vereador David Júnior que solicitou a presença do Secretário para falar sobre a saúde, disse que sabia que a pasta da saúde era muito complexa e que sua mãe, a ex-secretária havia indicado o atual secretário na época para assumir na sua licença por 30 dias. Disse que jamais iria lutar pra tirar secretário nenhum, mas que estava apenas usando sua função para defender os direitos do povo, pois se os vereadores tem poderes é porque a cadeira de cada um foi dado pelo povo e que ele estará lá na câmara é pra trabalhar e defender o povo até dia 31 de dezembro de 2020 doa a quem doer, em seguida deixou a sessão antes do seu final.


3 comentários:

  1. O veriador kintinha faz comparações de futbol com saúde, é lamentavel ver isso, é só realmente quem não entende do assunto para fazer esse tipo de comparação, veriador aqui se tá descutindo é algo que interessa ao bem mais precioso que é a vida. E o protegido secretário é técnico pelo menos é dessa forma que ele se apresenta, mais fazendo comparações com o futebol respeitando o pensamento do nobre veriador, a situação é a mesma de quando se tinha Dunga no comando da nossa seleção. O secretário vai com uma equipe de puxa saco para tentar mascarar ou ocultar informações tipo a que a que a secretaria da saúde do estado divulgou três dias antes da cessão onde mostrava a realidade epidemiológica da região e o nosso município sendo o segundo com maior caso de dengue, e isso sem contar que numa população de quase 16 mil habitantes, segundo o estado só foi realizada 47 notificações em pleno periodo sazonal da doença e o público acometido apresentando sintomas clássicos. E aí secretário porque vc com sua bagagem técnica não explicou isso aos senhores veriadores e ao povo? Tome bastante coidado vc e sua competentissma equipe, porque no meio dos parlamentares talvez não tem quem tenha propriedade para debater o assunto, mais aqui no meio do povo pode ser que apareça alguém que entenda tecnicamente um poquinho sobre assunto. Kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo, o sr não se identifica, mas eu me identifico e gostaria imensamente de ver meu comentário publicado! Sou Mariana, Médica Veterinária do Município há alguns anos! Respondendo seu comentário tecnicamente, ao contrário do que você escreveu acima,eu mesma apresentei TODOS os dados epidemiológicos do município sobre o Aedes Aegypti, dia 5 de Maio, na câmara municipal de Barroquinha, nós nunca mascaramos nenhum dado, por isso mesmo, até 30 de Abril tínhamos mais de 54 casos NOTIFICADOS,e somos o segundo município com maior número de notificações da regional, perdendo apenas para o Extenso município de Granja! Como foi explicado na câmara e qualquer pessoa que entenda um pouquinho de epidemiologia deve saber, é que casos notificados significam vigilância ativa!!! Você falou que Barroquinha era o segundo município com maior número de casos de DENGUE, mas o boletim do Estado não diz isso, diz que Barroquinha é o segundo maior em incidência de casos notificados por habitantes, esses dados são realizados através das notificações, ou seja casos suspeitos!!! NÓS NÃO TEMOS CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE ESSE ANO!! Temos sim, uma equipe de Agentes de Endemias e de Saúde INTEGRADOS, uma equipe de Vigilância a Saúde e Mobilização comprometidas! Enfim, estamos fazendo nosso trabalho, e se você não acredita, venha até a secretaria de saúde, terei prazer em lhe provar tudo que tá sendo escrito aqui! Lembrando sempre que a população tem um papel imprescindível nesse combate ao Aedes e nós sempre contamos com a ajuda de todos! Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sra. Mariana para vc ter sido mais objetiva e clara na divulgação dos números, precisava vc ter mostrado o fidedignamente o real numero das notificações realizada, pois vejo todos os dias pacientes batendo nas portas dos serviços de saúde apresentando sintomas clássicos da doença e muitos passando por desapercebido, só vejo o seguinte repito novamente para uma população de quase 16 mil habitante somente se ter 54 casos notificados ao meu ver que passa é longe de uma vigilância ativa assim como afirama a senhora, entendo perfeitamen que vc só pode trabalhar números que lhe chega por docentos especificos.outro fato que chama atenção e dos casos notificados as amostras laboratoriais talvez ainda se encontre nas geladeiras das unidades sem ter sido ecaminhada para a devida analise que é o que se ouve comentar por profissionais dos demais diversos setores de saúde. Mais entendo esse é seu papel defende quem na hierarquia está acima de sua função hora ocupada muito embora com muitas coisas erradas, e contimuo dizendo a ida da eqipe do secretário ao parlamento dexou claro que meramente foi para dar satisfações equivocadas e tentar mascarar dados esse e meu entendimento. E o mais absurdo de tudo isso é um dos defenssores comparar saúde com futebol kkkkkk.lamentavel.

    ResponderExcluir