segunda-feira, 6 de maio de 2019

Cerca de 66 mil eleitores cearenses correm o risco de terem título eleitoral cancelado. Prazo termina hoje


Resultado de imagem para titulo de eleitor
Eleitores que não compareceram às últimas três votações têm até esta segunda-feira (6) para evitar o cancelamento do título eleitoral. Esses eleitores precisarão pagar as multas referentes às ausências e comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não regularizem a situação. O cancelamento do título gera uma série de problemas, como o impedimento de obter passaporte e carteira de identidade, além de ter benefícios do governo cancelados.

Os eleitores faltosos podem, ainda, deixar de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além disso, o eleitor pode não obter empréstimos em instituições públicas, ser impedido de se matricular em instituições de ensino e não ser nomeado em concurso público.

Quem não corre risco de ter o título cancelado
Quem não é obrigado a votar – voto facultativo -, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos não precisam justificar a falta. Portadores de deficiência que não possam comparecer à votação também não serão penalizados pela falta. O processo pode ser iniciado pelo site do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário