segunda-feira, 18 de maio de 2015

Comissão pede o afastamento do secretário de finanças, do tesoureiro e do prefeito de Canindé



Um relatório final da investigação que apura possíveis irregularidades na aplicação de recursos da iluminação pública foi apresentado nesta sexta-feira (15/05), na Câmara Municipal de Canindé.
De acordo com relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), vereador Júlio Cesar “o Alemão”, o relatório aponta um desvio de mais de R$ 3,4 milhões do dinheiro da taxa de iluminação pública.
A Comissão pede o afastamento do prefeito Celso Crisóstomo, do secretário de Finanças, Vicente Gomes e do tesoureiro, Antônio Sousa Daniel, por 180 dias, para que os mesmo não atrapalhem as investigações. Cópia de toda documentação composta por 3996 laudas serão enviadas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao Ministério Público Estadual (MPCE), ao juiz da 1° e 2° vara da comarca de Canindé e a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP).
Nas próximas sessões os vereadores deverão apreciar o pedido de afastamento dos gestores.

PROS compra avião e medida deve apressar saída dos Ferreira Gomes



A compra de um avião pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) repercute na imprensa e vira escândalo de partido.  

A justificativa apresentada diz respeito as dificuldades de acesso aos estados e municípios onde está o partido. Segundo o partido, o avião custou 400 mil reais, porém ninguém do PROS foi consultado sobre a aquisição do transporte.

O caso irrita os irmãos Ferreira Gomes (FG) e acelera a decisão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, de deixar o PROS.

O problema é para onde vão os integrantes do partido no Ceará.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MP ajuíza ação civil contra prefeito de Morada Nova

glaubercastro
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, propôs, nesta quarta-feira (13), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Morada Nova, Glauber Barbosa Castro. A ação requer o ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelo prazo de cinco anos.
O município de Morada Nova, por meio do prefeito, celebrou, no dia 02 de setembro de 2013, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Ceará, comprometendo-se a realizar concurso público e evitar a contratação temporária fora dos casos não admitidos pela Constituição, segundo a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive o seu agente público-político foi advertido exaustivamente das consequências jurídicas em caso de descumprimento injustificado. O TAC foi fundamentado nos termos do artigo 37, caput, incisos II, V e IX, da Constituição Federal.
Segundo o promotor de Justiça responsável pela ação civil, o prefeito, mediante ação dolosa, causou efetivo dano ao erário, causando um prejuízo de, no mínimo, R$ 499.000,00, além de violar os princípios da Administração Pública, em especial, da honestidade, legalidade, moralidade e eficiência. Ademais, de acordo com o Ministério Público, Glauber Barbosa continua contratando servidores temporários sem a exigência do concurso público, em clara afronta à Constituição Federal e ao Termo de Ajustamento de Conduta celebrado.
O Ministério Público demonstra que o prefeito empossou somente 24 auxiliares de serviços gerais das 80 vagas existentes. Entretanto, contratou de forma temporária 10 pessoas para exercer as funções de auxiliar de serviços gerais. Em decorrência do descumprimento do TAC, o Ministério Público também ingressou com Ação de Execução, cobrando o valor de R$ 499.000,00, referentes às multas aplicadas. O Ministério Público ainda requer o afastamento imediato do cargo e a indisponibilidade dos bens do Prefeito Municipal.
De acordo com o secretário de Administração, em novembro de 2014, existiam 690 servidores contratados e 183 servidores comissionados, perfazendo um total de 873 servidores em situação precária, o que demonstra a ilegalidade praticada pela Administração Municipal, tendo em vista que a contratação precária deve ser a exceção, não a regra. Segundo informações colhidas, para o cargo de Agente Administrativo existiam 40 vagas no Edital, porém a Administração empossou somente 11 servidores concursos. Por outro lado, 19 agentes administrativos foram contratados de forma temporária.
Com informações do MPE

quarta-feira, 13 de maio de 2015

REPRESENTAÇÃO DO MP FAZ TCM INSTAURAR TOMADA DE CONTAS POR IRREGULARIDADES NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA TRANSPORTE ESCOLAR EM BARROQUINHA.


Resultado de imagem para transporte escolar de barroquinha

 Uma Tomada de Contas Especial instaurada pelo TCM contra a administração de Barroquinha referente exercício de 2011 após representação do Ministério Público, representado pela promotoria, traz diversas irregularidades na contratação da empresa para prestar os serviços de transporte de alunos do município. Na denúncia, alega o Ministério Público que a administração, através da Comissão de Licitação, desclassificou de forma ilegal duas empresa que apresentaram proposta de preços pela metade do valor da empresa que se sagrou vencedora do certame licitatório, basta ver (folha 3 do link abaixo) que as empresas Juaçaba Construções, locações e serviços ltda e a empresa Emmys Edificações ltda ofertaram o valor de R$ 504.240,00 para o prestação dos serviços constantes no lote 1 (transporte escolar) sendo desclassificadas pela Comissão, enquanto a empresa vencedora, a SLA, apresentou uma proposta de R$ 1.050.997,20 ou seja, o dobro do valor das outras duas empresas. As justificativas apresentadas pelos denunciados não convenceram os técnicos do TCM.
                  O TCM também considera irregular a subcontratação de veículos particulares realizada pela empresa vencedora para os serviços de transporte escolar já que a empresa não possui os veículos objeto da licitação. Além disso, os próprios veiculos sublocados são motivos de outras irregularidades, como motoristas sem habilitação categoria D, os veículos não possuem registro no Detran como veículos de passageiros e outros itens exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Veja link:

http://www.tcm.ce.gov.br/servicos/sap.php/ged/exibirDoc/doc/44322012/proc/1436411/cat/C/aba/contDigital

Novo tremor de terra atinge região de Sobral


Resultado de imagem para tremor de terra em sobral

Um novo abalo sísmico foi sentido na região de Sobral, Ancântaras e Meruoca, na Zona Nortedo Estado, na manhã desta quarta-feira (13) por volta de 9h.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira, ainda não é possível saber a magnitude do abalo, já que os sismógrafos operados na região pertencem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ainda não foi possível manter contato com os especialistas da unidade, mas sabe-se que o tremor não foi de grande porte.
Até o momento nenhuma vítima ou prejuízo de significante foi registrado pela Defesa Civil da região.
Recorrentes
Os abalos sísmicos vêm ocorrendo na Zona Norte com mais intensidade desde 2008, e acontecem no limite dos municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca desde janeiro daquele ano. O evento de maior magnitude (4.2) ocorreu em maio de 2008 e, desde então, de vez em quando, ocorre um tremor sentido pela população.
A ocorrência mais recente aconteceu no dia 5 de maio, quando um tremor de magnitude 2.9 na Escala Richter foi sentido por moradores de Sobral e Meruoca. Na ocasião, houve registro de queda de telhas em uma casa na área epicentral, mas ninguém se machucou.

Líder do Pros prevê votação da Reforma Política já a partir da próxima segunda-feira


deputado-federal-domingos-neto-01-20111209-size-598

O projeto da Reforma Política começará a ser votada, no plenário da Câmara dos Deputados, na próxima segunda-feira. A previsão é do líder do Pros, Domingos Neto, que integra o colegiado que aprecia as matérias infraconstitucionais do projeto. Já o substitutivo deverá ser votado na Comissão Especial nesta quinta-feira.
Esse substitutivo quer, por exemplo, fazer coincidir as eleições políticas em todos os cargos e criar um mandato tampão para os vereadores e prefeitos eleitos em 2016. A matéria é do deputado Marcelo Castro e foi apresentado ontem na Comissão Especial que analisa 164 propostas de emenda à Constituição com alterações no sistema eleitoral brasileiro.
O parlamentar propõe também a criação no sistema eleitoral brasileiro do “distritão”, introduzindo eleições majoritárias também nos parlamentos, ao assegurar as vagas para os candidatos mais votados. Ainda acaba com a reeleição nos cargos do Poder Executivo e altera para cinco anos a duração de todos os mandatos eletivos, criando ainda financiamento misto para as campanhas. O sistema eleitoral e o financiamento de campanhas eram os pontos mais polêmicos da reforma e pendentes de definição.
O projeto modifica também a escolha dos suplentes de senador que passam a ser os três mais votados, além eleitos em cada unidade da Federação. Com o fim da reeleição para os cargos do Executivo, o substitutivo cria um mandato tampão de 2 anos para os eleitos em 2016, de forma a possibilitar a coincidência das eleições em 2018, com mandato de cinco anos para todos os eleitos. Na transição, os eleitos para os cargos no Executivo em 2016 poderão ser reeleitos em 2018, quando passa o viger o fim da reeleição.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Milhares de cisternas estão abandonadas no município de Granja-Ce



Há quase três meses, grandes recipientes de plástico são elemento estranho na paisagem de Granja, na Região Norte do Estado. Aos milhares, as estruturas se acumulam pela cidade, sobre praças, terrenos baldios e até canteiros de obras. Pode soar estranho em meio aos quatro anos de seca no Ceará, mas trata-se de mais de 2,2 mil cisternas de polietileno, prontas para instalação desde fevereiro e até hoje “encostadas” pela Prefeitura.
Com a finalidade de captar água das chuvas para uso da população mais pobre, os equipamentos estão sem uso desde que chegaram ao Município. Com isso, já deixaram de acumular quase toda a quadra chuvosa de 2015, período entre fevereiro e maio que concentra o maior índice de chuvas do ano.
Os equipamentos fazem parte de parceria entre a Prefeitura de Granja e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a construção de 3.500 cisternas no Município.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, cada cisterna desse tipo custa, somando despesas de fabricação e instalação, R$ 5 mil, totalizando o valor de R$ 17,5 milhões no caso de Granja.
Cadastramento
Segundo Francisco Gonzaga Souza, titular da Defesa Civil de Granja, pelo menos 2.223 cisternas estão no Município desde a terceira semana de fevereiro. Segundo ele, os equipamentos ainda não foram instalados pois estão em fase de cadastramento.
Francisco afirma, no entanto, que as primeiras unidades devem ser entregues a partir desta semana. Questionado sobre como será o abastecimento, diante do prognóstico negativo a partir de maio, ele diz que a captação ocorrerá por meio de carros-pipa.
A opção é contestada por especialistas, que classificam a água dos caminhões como “inadequada” e destinada apenas para emergências. “O ideal é que essa água, usada para beber e cozinhar, venha das chuvas. A água dos caminhões-pipa é de qualidade ruim, reservada para crises”, diz o presidente do Esplar e membro do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), Marcus Oliveira.
Na página oficial do Ministério da Integração Nacional, também é destacado que esse tipo de cisterna é destinada a “captar águas pluviais”.
fonte;CEARAAGORA

sábado, 9 de maio de 2015

'PIRATARIA' INTERNACIONAL Carregamentos de produtos falsos chegavam ao Ceará em navios


Image-0-Artigo-1850034-1

Dois caminhões que transportavam produtos falsificados foram apreendidos pela equipe da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), na madrugada de ontem, em Barroquinha (a 420Km de Fortaleza). Segundo a Polícia, as milhares de réplicas de modelos de óculos escuros e roupas de grifes interceptadas seriam entregues em São Paulo e de lá seriam distribuídas para todo o Brasil. A Polícia investiga se a rota marítima também não esteja sendo usada para o transporte de drogas e armas para o Estado do Ceará.
Conforme o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, o trajeto dos produtos até o Estado já vinha sendo investigado e outra grande apreensão tinha sido feita, no mesmo lugar, há sete meses. "Acontece sempre da mesma forma. Um navio atraca em um ancoradouro clandestino e vários botes, tripulados por nativos da praia, vão buscar a mercadoria. Quando retornam, os próprios nativos pegam a mercadoria dos botes e carregam os caminhões que já estão esperando pelos produtos", revelou o delegado.
A procedência da mercadoria ainda não está clara, segundo a Polícia. Embora muitos itens sejam idênticos aos que são produzidos na China, alguns tem etiquetas escritas em português, que sugerem que a fabricação aconteceu no Brasil.
Conforme o delegado titular da DDF, os óculos e roupas ainda serão periciados e somente após este procedimento, a procedência será elucidada.
Jaime Paula Pessoa disse que existe uma preocupação da DDF com este ponto de entrada de material ilegal, em Barroquinha, e uma solução já está sendo pensada junto à cúpula da Polícia Civil. "Além da questão da 'pirataria', que é muito séria, é possível que muitas outras coisas estejam entrando no Ceará. É possível que drogas e armas cheguem por lá também".
A relação das pessoas que moram na praia com aquelas que fazem o transporte das cargas ilícitas, nem sempre é amistosa, de acordo Jaime Paula Pessoa. "Eles ajudam muito no transporte dos produtos da água para a terra firme, mas também já chegaram a saquear cargas inteiras. Existe uma conivência grande dos moradores, que ficam calados, não querem dar informações que possam desmontar o esquema, mas quando os interesses são contrariados há sim uma revolta", salientou.
Quatro inspetores da DDF estavam no local desde a última segunda-feira, aguardando que os navios suspeitos atracassem. Ninguém foi identificado pelos policiais como sendo o responsável pelo esquema. "A operacionalidade deste transporte ainda precisa ser investigada. Foi complicado para os policiais identificarem os responsáveis, por que tudo acontece muito rápido durante a madrugada. Sabemos que muitas pessoas estão envolvidas e, provavelmente, alguém que mora lá ajuda a organizar estas operações ilícitas", afirmou Linhares.
Motoristas
Os motoristas dos dois caminhões apreendidos foram levados até a DDF para serem ouvidos. Um deles contou que trouxe uma carga de Minas Gerais para o Piauí. Na volta teria sido contratado em Parnaíba, no Piauí, para pegar um carregamento em Barroquinha e levar o para o Estado de São Paulo. "Isto é uma coisa comum entre os caminhoneiros. Eles têm corretores de cargas, conhecidos como 'chapeiros', que encontram cargas para viagens de volta. O caminhoneiro que ouvimos nos revelou que foi contratado para levar produtos recicláveis para São Paulo, inclusive era isto que constava na nota fiscal entregue a ele", disse o delegado Jaime Paula Pessoa.
No meio da carga de produtos apreendidos, a Polícia encontrou alguns fardos de papelão, que segundo o titular da DDF, serviam para tentar burlar possíveis fiscalizações. "O que constava na nota era que a carga era de produtos recicláveis e eles colocavam alguns fardos de papelão somente para enganar algum tipo de revista. Vale lembrar que o caminhoneiro não é quem organiza a carga, ele já recebe o caminhão pronto para a viagem". Até o fechamento desta matéria, a contagem e a pesagem da mercadoria ainda não havia sido feita.
Márcia Feitosa
Repórter

sexta-feira, 8 de maio de 2015

TRE-CE começa os preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares em todo o Estado


TRE _

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inicia os preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares, nos 184 municípios do Ceará, marcada para o dia 4 de outubro deste ano. O TRE-CE cederá as urnas eletrônicas e dará todo o suporte aos integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, com orientações sobre as etapas da eleição.
As primeiras reuniões com os representantes da Comissão Eleitoral, responsável pelo processo eleitoral de cada município, estão sendo realizadas desde o dia 4 de maio, na sala de treinamento do próprio TRE, em Fortaleza, e vão até o dia 14 de maio. São 366 representantes – dois de cada um dos 183 municípios do interior do Estado – que irão receber as orientações dos servidores da Justiça Eleitoral. Para a capital, o número de representantes do Conselho Municipal a serem treinados deverá ser maior, devido à complexidade da eleição, que será realizada com cerca de 400 seções habilitadas para a votação dos eleitores.
A Seção de Apoio às Eleições (SECAE) do TRE, responsável pela realização das eleições não oficiais e cessão das urnas às diversas entidades da sociedade, está à frente da organização dos trabalhos. Quinze servidores da Justiça Eleitoral irão colaborar nas seguintes atividades:
- inserção dos dados de eleitores, candidatos, seções, e locais de votação nos sistemas;
- geração das mídias;
- carga das urnas;
- verificação de fotos;
- entrega das urnas.
Os cartórios Eleitorais também contribuirão nas atividades de treinamento de mesários, que serão convocados pelos próprios Conselhos Tutelares de cada município, além de oferecer apoio técnico, inclusive na totalização dos votos.
As eleições envolverão todo o eleitorado de cada município, que estará apto a votar nas urnas. Por isso, exigirá do TRE uma atenção especial na colaboração com os Conselhos Municipais, responsáveis pela condução dessas eleições, que possuem dimensão de eleições municipais, devido à sua complexidade.
Histórico de colaboração
O TRE-CE realiza empréstimo de urnas eletrônicas para eleições de Conselho Tutelar desde 1999. Até 2013, foram realizadas 160 eleições em 100 municípios, ou seja, em 54,35% do total dos 184 municípios do Estado.
O processo eleitoral eletrônico possibilita a captação do voto de todo o eleitorado regular do município de forma ágil e segura, ao contrário de práticas adotadas em eleições manuais, como a inscrição prévia para votar, que acarreta redução no número de votantes, ou a utilização da lista completa de eleitores do município em todas as seções, fato que prejudica a segurança do pleito.
As eleições para o cargo de Conselheiro Tutelar são organizadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município do Ceará. O TRE-CE colabora com o pleito disponibilizando urnas eletrônicas preparadas com os dados específicos da eleição, como datas, horários, eleitores e candidatos e prestando suporte técnico às urnas e aos mesários.
Para viabilizar essas eleições, são feitas agregações das seções eleitorais oficiais, diminuindo-se significativamente a quantidade de seções, já que a abstenção é bem maior do que em pleitos oficiais. Pode-se colocar até 5.000 eleitores em cada urna eletrônica, reduzindo-se assim os custos para preparação do pleito.
De acordo com as avaliações coletadas desde 2007, o TRE-CE tem colaborado, segundo os dados informados pelas entidades, nos quesitos segurança, celeridade, praticidade, transparência, facilidade, confiabilidade e credibilidade, dentre outros.

Prefeito de Aquiraz anuncia pagamento do piso para agentes de Saúde e Endemias



O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, anunciou, durante reunião na manhã desta sexta-feira (8), no Salão Paroquial, o cumprimento da Lei Federal que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no município.

Na ocasião, Guimarães assinou projeto de lei, que foi enviado à Câmara Municipal com pedido de urgência na votação. Ele justificou a atitude como reflexo da maneira como a gestão trata os servidores municipais, com valorização e respeito.

Os agentes passarão a receber o novo salário a partir de junho, com valores retroativos a abril, conforme o piso nacional de R$ 1.014,00, mais a gratificação por insalubridade. Assim, os vencimentos chegarão ao valor bruto em torno de R$ 1.500,00. "Temos felicidade em ver as coisas fluírem, avançarem, para que haja um serviço público de qualidade ofertado à população", afirmou o prefeito.

Guimarães anunciou, também, a doação de uma área de mil metros quadrados, no bairro Divinéia, para a construção da sede própria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde. A Prefeitura ainda vai ajudar na construção do prédio da entidade.

Estiveram presentes à reunião com os agentes, o presidente da Câmara Municipal de Aquiraz, Josimar de Castro e os vereadores Ricardson Santana, Ronaldo Lima, Carlos César, Maurício Matos, Ritiely da Vanusa e Nilton dos Pescadores. Elea foram unânimes em destacar como Guimarães vem valorizando o serviço público municipal.