segunda-feira, 9 de julho de 2012

Barroquinha vira notícia nacional


Localizado na Região Norte do Ceará, o Município de Barroquinha se transformou em notícia nacional nas últimas 48 horas com uma revelação estarrecedora sobre as contradições, descaso e falta de responsabilidade na área da saúde pública. A notícia que fez a cidade se tornar conchecida no Brasil ocupou uma frase resumida em ampla reportagem do Jornal O Estado de São Paulo.

Com pouco mais de 13 mil habitantes e a 420 KM de Fortaleza, Barroquinha foi visitada pela Caravana Nacional da Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os representantes da entidade se depararam com um enfermeiro que fazia consultas e pequenos procedimentos. Essa foi apenas uma das distorções encontradas na saúde pública brasileira entre os municípios mais pobres do País.

A Caravana Nacional da Saúde visitou 43 municípios em 14 estados. Sâo municípios considerados pobres e que apresentam os dados de pobrez acom base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Após concluído o estudo, o relatório da Caravana da Saúde será enviado ao Ministério Público Federal. O Conselho Federal de Medicina vai provocar o Congresso Nacional a abrir um amplo debate para discutir, em audiência pública, a situação da sáude nos municípios com baixo IDH.

Em cada um dos 14 estados visitados pelos representantes do Conselho Federal de Saúde, os técnicos levaram em conta os dados que deefinem o IDH - renda da população, condições de atendimento nas áreas de educação, saúde e geração de empregos. Foram visitados postos de saúde e hospitais e, no encerramento da pesquisa, era atribuída uma nota, entre zero e 10, sobre a qualidade dos serviços nos estados. Nessa pesquisa, o Ceará com uma nota de 4,70, atrás apenas do Espírito Santo, com 2,07.

Um comentário:

  1. Como são hipocritas os políticos que passaram anos no poder e não fizeram quase nada pelo munícipio,só porque buscaram o tempo todo enganar as pessoas com falsas promessas para se dar bem no poder,aí quando vem um prefeito honesto que dentro de três anos e meio fez muito mais do que em 16 anos é tido como ficha suja,mas sabe porque a oposição fala muito isso?simplesmente porque boa parte deles sentem saudades daqueles tempos em que eles faziam do poder a casa da mãe Joana,mas só que agora o tempo passou,e vivemos outra realidade bem distinta onde a democracia funciona de forma justa e de acordo com os padrões éticos da cidadania.

    ResponderExcluir