quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conheça Eunício Oliveira, o segundo cearense a chegar à presidência do Senado


Eunício é eleio presidente do Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

“Amigo próximo” de Michel Temer (PMDB), o correligionário Eunício Oliveira é o segundo cearense a alcançar a presidência do Senado e, por consequência, do Congresso Nacional. Eleito com 61 votos contra 10 votos de José Medeiros (PSD-MT), em pleito realizado por meio de urna eletrônica, Eunício teve o apoio de partidos da base aliada e até da oposição ao Governo Federal, como o PT.
Quem chegou ao cargo antes de Eunício aqui no Estado foi o ex-senador Mauro Benevides, que comandou a Casa entre 1991 e 1993. O cearense chegou a ter papel decisivo no impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello, instaurando o processo no Senado com grande celeridade.
Eunício, por sua vez, foi um dos senadores cearenses que votaram a favor do impedimento de Dilma Rousseff (PT), junto com Tasso Jereissati (PSDB). Ex-aliado do PT, ele chegou a ser ministro das Comunicações no governo de Lula, em 2004.
Carreira política
Nascido em Lavras da Mangabeira, no interior do Estado, o senador de 64 anos ingressou na carreira política quando foi eleito pela primeira vez, em 1998, a deputado federal.
Presidente do PMDB do Ceará desde aquele ano, foi o parlamentar do PMDB mais votado, embora fosse a primeira vez que concorresse a cargo eletivo. Foi reeleito na Câmara duas vezes, chegando ao posto de líder do PMDB na Casa em 2006.
Em 2010, foi eleito para o Senado. Neste primeiro mandato, ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Casa, e a liderança da bancada.
Aliado de Michel Temer, foi o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos, duramente criticada por opositores de Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário