quarta-feira, 14 de junho de 2017

EM BARROQUINHA CONSUMIDORES PAGAM TAXA MESMO SEM ILUMINAÇÃO.

Resultado de imagem para TAXA DE ILUMINAÇÃO

A iluminação pública é um direito dos moradores e, pela Constituição Federal, cabe às prefeituras organizar e prestar esse serviço. Cada município recolhe de acordo com a legislação local, o valor da CIP, Contribuição de Iluminação Pública, cobrada dos moradores nas faturas de energia elétrica. O dinheiro vai para a manutenção, reparos e melhorias no sistema de iluminação das vias públicas.

Um imposto que vem causando revolta aos municípios de Barroquinha. É a contribuição para custeio do serviço de iluminação publica. O problema é que esse imposto é cobrado pela a prefeitura em onde há lugares que não existe iluminação.

O blog recebeu várias reclamações por E-mails que varias ruas de Barroquinha e da zona zonal rural do município onde estão sendo cobrada a iluminação publica que não existe nem sequer luminária nós postes, como pagar um serviço que não existe. Vários moradores já procuraram a prefeitura em busca de solução e nada é resolvido, mas todo o mês agente paga a iluminação, enquanto a prefeitura fica omissa.

“A periferia está no escuro. O contribuinte paga a taxa de iluminação, mas não recebe o benefício. Quero fazer um apelo, para que a prefeitura cumpra com a obrigação de utilizar a arrecadação da taxa de iluminação para instalar luminárias nos bairros. Varias ruas onde moram os pobres não tem iluminação pública”, diz um morador do Bairro Bueirrinho.
“Na realidade o morador está contribuindo para pagar a conta de iluminação do município que ele vive. Ou seja, ele está pagando por cada pedaço de rua onde ele está circulando. Então, ele deve zelar por isso sim, deve cobrar da prefeitura o investimento na melhoria da iluminação da cidade”, explica o representante do povo.

Alguns moradores vivem em ruas onde não há sequer um poste de luz. A rua só não fica na escuridão total por causa das lâmpadas nas frentes das casas. A iluminação pública ainda não chegou, mas segundo os moradores, a contribuição pública é paga todo mês. “O mínimo que eles poderiam fazer, já que os moradores estão pagando, através dos impostos, é a iluminação pública. E é isso que a gente espera”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário