domingo, 17 de novembro de 2013

Genoino volta a passar mal e é atendido por médico particular

O ex-presidente do PT José Genoino passou por cuidados médicos na primeira noite no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde estão presos nove condenados no processo do mensalão.
A defesa de Genoino já entrou com pedido na Justiça para que o regime semiaberto seja cumprido imediatamente.
Preocupados com sua saúde, a mulher Ryoko e os filhos Ronan, Miruna e Mariana viajaram à capital federal e solicitaram a visita de um médico particular para examinar o petista. Por volta das duas horas da madrugada deste domingo, o médico chegou à pequena cela na ala federal da penitenciária e constatou que Genoino estava com a pressão alta e bastante pálido, segundo relato de familiares.
Após 1h30 de consulta, o ex-presidente do PT, mais calmo e com a pressão controlada por medicamentos, conseguiu dormir por pelo menos três horas. Dentro da cela, Genoino tem se dedicado à leitura e ao repouso, de recomendação médica.
A primeira refeição foi o café da manhã deste domingo- pão com manteiga e café. Até a terça-feira, Genoino não poderá receber visita e nenhuma encomenda da família. Terá contato apenas com seus advogados.
Preocupação
Desde que se apresentou à sede da Polícia Federal em São Paulo, na sexta-feira, Genoino está ofegante e bastante agitado. Na primeira noite em que passou preso na capital paulista, o petista não dormiu. Preferiu assistir TV e ler a biografia de Getúlio Vargas, de Lira Neto, que ganhou do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ainda naquela noite.
Antes de ser transferido para Brasília, na tarde do último sábado (16), o ex-presidente do PT foi examinado por um médico da PF, que emitiu laudo informando que ele tinha plenas condições de fazer a viagem, que teria uma parada em Belo Horizonte. Antes de chegar à capital mineira, onde embarcaram mais sete presos, entre eles o empresário Marcos Valério, Genoino se sentiu mal

sábado, 16 de novembro de 2013

Réus do mensalão se apresentam à Polícia Federal


 

Dez dos 12 réus condenados no julgamento do mensalão que tiveram mandados de prisão expedidos já se apresentaram à Polícia Federal.
São eles: José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, condenado a dez anos e dez meses de prisão; José Genoino, ex-presidente do PT, condenado a seis anos e 11 meses; Marcos Valério, operador do esquema, condenado a 40 anos de prisão; Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, condenado a 25 anos 11 meses; Ramon Hollerbach, outro ex-sócio de Valério, condenado a 29 anos e sete meses; Romeu Queiroz, ex-deputado pelo PTB-MG, condenado a seis anos e seis meses; Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência publicitária SMPB, condenada a 12 anos e sete meses; Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL, condenado a cinco anos; Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, condenada 16 anos e oito meses; e José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural, condenado a 16 anos e oito meses de prisão.
Outros dois réus que tiveram a prisão decretada deverão se entregar neste sábado (16): Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, condenado a oito anos e 11 meses; e Henrique Pizzolatto, ex-direitor de marketing do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e sete meses.
Os mandados de prisão foram expedidos nessa sexta-feira (15) pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa.
Fonte UOL

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ex-prefeito de Iguatu é condenado por improbidade administrativa


 

O ex-prefeito da cidade de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto, foi condenado pela 1ª Vara da comarca por ato de improbidade administrativa, conforme divulgou o Ministério Público do Estado nesta quinta-feira (14/11).
Agenor Neto é acusado de ter contratado irregularmente 1.840 servidores temporários, sem concurso público, durante os seus dois mandatos no período de 2004 a 2012.
O ex-prefeito teve os direitos políticos suspensos por quatro anos e não poderá contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais pelo prazo de três anos. Além disso, o magistrado também impôs o pagamento de uma multa civil de dez vezes o valor do último subsídio auferido por Agenor Neto quando da condição de prefeito.
Ficou determinado também na sentença que todos os servidores públicos contratados sem concurso público deverão ser demitidos até o dia 28 de fevereiro de 2014, quando encerra o prazo contido na cláusula 25ª do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Município de Iguatu em 02 de maio de 2013 com o Ministério Público para realização de novo concurso público e demissão dos contratados temporários.

ROMEU ALDIGUERI ENTRE OS 30 MELHORES PREFEITOS DO BRASIL

O Prefeito de Granja, Romeu Aldigueri (PROS), receberá o prêmio JK "Juscelino  Kubitschek" por estar entre os 30 melhores Prefeitos do Brasil. A premiação acontecerá durante o 10º Congresso Nacional de Prefeitos,  de 18 a 20 de Novembro, em Salvador.
De acordo com informações obtidas pelo blog, o prêmio foi concedido através dos resultados das pesquisas, tais como a transparência dos recursos aplicados, cumprimento à lei de responsabilidade fiscal, avanços nas áreas de saúde e educação, entre outras ações que visivelmente melhoraram a vida dos granjenses.
Aos 43 anos, Romeu Aldigueri, Advogado, casado com Juliana Aldigueri, e pai de 4 filhos, tem se destacado como gestor de um município que vinha sendo, ao longo de quase 50 anos, o “patinho feio” do litoral oeste. Em menos de um ano à frente da administração municipal, o gestor vem transformando, em tempo recorde, a cidade de Granja. Como resultado desse trabalho, recentemente Romeu Aldigueri foi escolhido para falar em nome dos prefeitos do país, durante a solenidade de sanção da lei do Programa Mais Médicos, ocasião em que foi interrompido diversas vezes por aplausos durante seu discurso, inclusive pela própria Presidente Dilma Rousseff.
Nossa avaliação positiva é fruto do trabalho que vem sendo realizado no município, provocando a geração de emprego e renda e principalmente elevando a autoestima dos cidadãos com as obras de transformação da cidade. Dedico esse prêmio a todos os granjenses”, disse ao blog, Romeu Aldigueri.  
Fonte:Camocimonline

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PORQUE OS FUNCIONÁRIOS DE BARROQUINHA NÃO TEM AUMENTO REAL DE SALÁRIO?


 

Até 2008, os funcionários municipais tinham aumento salarial todos os anos, fazendo com que houvesse a diferença pelos cargos ocupados. Para demonstrar essa diferença, pode-se pegar como exemplo os motoristas que recebiam mensalmente 40% a mais que o salário mínimo. Nos últimos 5 anos, apenas um aumento de salário foi dado ao funcionalismo público quando o mesmo foi um percentual baixo de 7%, de lá prá cá, somente é atualizado pelo salário mínimo e o Piso Nacional dos Professores, o que é obrigatoriedade imposta por lei. Hoje, há uma defasagem muito grande se comparado aos valores recebidos pela maioria dos funcionários se comparado com o percentual de diferença baseado no salário mínimo. E porque não há aumento real? Porque os Agentes Administrativos, Motoristas, Auxiliares de Secretaria entre outros recebem o mesmo valor que os vigias e auxiliares de Serviços Gerais? Tanto o ex-prefeito como a atual prefeita, usam sempre a desculpa que a folha está estourada e que o TCM está alertando para o limite providencial de 54% no pagamento de pessoal que deve ser respeitado.

Essa desculpa seria plenamente aceitável, se a administração tivesse feito algum esforço e demonstrado que procurou cortar gastos desnecessários com pessoal para poder dar um aumento real a todos os funcionários. Acontece que diferente disso, a administração vem criando cargos e mais cargos comissionados sem nenhuma necessidade, somente com o interesse de nomear parentes e apoiadores políticos. Isso fica bem claro tanto na quantidade de cargos criados, como no que pensa os técnicos do TCM. Para se ter uma ideia, desde 2009 na administração do ex-prefeito Ademar Pinto Veras até abril de 2013 na administração do Prefeita Terezinha Cerqueira, foram criados 57 novos cargos comissionados, totalizando 147 cargos comissionados (cargos de confiança) com valores que vão de R$ 780,00 a R$ 3.800,00 que corresponde ao Cargo de Diretor Geral de Relações Institucionais criado pelo ex-prefeito Ademar em dezembro de 2012 quando saía para ele mesmo assumir em janeiro de 2013 como foi feito. Em relação à maioria dos Cargos criados de 2009 à 2013, os técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM chegaram a seguinte conclusão depois da fiscalização realizada no município: “...constata-se que alguns cargos comissionados não revelam a necessidade de vínculo de confiança e lealdade, muito menos atribuições que exijam poder de direção ou que figurem como assessoria técnica no intuito de auxiliar o Poder Executivo a exercer suas funções... Diferentemente do normativo constitucional o Poder Executivo tem em seu quadro funcional, pelo menos 47, em funções tidas como comissionadas que não consubstanciam competências de direção, chefia e assessoramento...”.

Municípios são contemplados com recursos financeiros para educação infantil


SXC.huSXC.huPortaria publicada na sexta-feira, dia 8 de novembro, autoriza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a transferir recursos financeiros para manutenção de novas matrículas em novos estabelecimentos públicos de educação infantil. Tanto essa publicação como a resolução CD/FNDE 15, de 16 de maio de 2013, aborda a transferência de recursos financeiros para manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil em creches públicas ou conveniadas com o poder público.
 
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reconhece a importância do repasse destes recursos para a manutenção das turmas de educação infantil ainda não computadas no Censo Escolar. E ressalta que esta manutenção é mais onerosa para os Municípios do que a construção de novos prédios escolares.

Ao mesmo tempo, a CNM lamenta as alterações que dificultam o planejamento por parte dos gestores municipais e cujos valores ainda ficam distantes do custo efetivo da manutenção da educação infantil.
 
Transferência dos recursos
O recebimento desses recursos não é automático. Para recebê-los, o Município precisa cadastrar junto ao FNDE no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec)

domingo, 10 de novembro de 2013

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS INSTAURA TOMADA DE CONTAS ESPECIAL CONTRA EX-GESTORES DE BARROQUINHA E NA DEFESA, EX-PREFEITO JOGA A RESPONSABILIDADE PARA SECRETÁRIOS.


 

O Tribunal de Contas dos Municipios – TCM, instaurou Tomada de Contas Especial contra o ex-prefeito Ademar Pinto Veras, o ex-controlador Rildo Eduardo Veras Gouveia e o ex-secretário de Planejamento, Administração e Finanças Clóvis de Morais Pereira por irregularidades praticadas na administração por ocasião da Inspeção Especial realizado por aquele órgão de fiscalização em Outubro de 2012 no final do mandato do ex-prefeito. Na oportunidade os técnicos do TCM responsáveis pela fiscalização constataram diversas irregularidades, como gastos indevidos com aquisição de combustíveis, irregularidades na contratação temporária de servidores, contratação em período eleitoral e criação de cargos comissionados com desvio de finalidade.

                       Depois de instaurar o processo 30.993/12 de Tomada de Contas Especial, o Tribunal notificou os três gestores para apresentarem suas defesas, no direito ao contraditório da ampla defesa. Como todos são sabedores que o ex-prefeito determinava a contratação de pessoal seja para funções comuns quanto para os Cargos Comissionados que foram criados por Lei encaminhada pelo próprio ex-prefeito para a Câmara, é surpreendente o que o ex-prefeito Ademar Pinto Veras diz em sua defesa, quando joga a responsabilidade toda para os secretários que nada faziam a não ser cumprir determinação do mesmo. Veja o trecho da defesa do ex-prefeito: “...em outros termos Excelência, acrescenta-se que na função de Prefeito Municipal, o defendente NÃO PRATICOU QUALQUER ATO DE GESTÃO, MAS TÃO SOMENTE ATOS DE GOVERNO, considerando que pela própria estrutura administrativa desconcentrada peculiar àquela Comuna, sendo esse um fato de pleno conhecimento desse egrégio Tribunal, este não atuou como ordenador de despesas, ou seja, não geriu gastos, tampouco lidou com questões formais inerentes a contratações, JAMAIS tendo descido da condição de Chefe de Governo. Nessa ótica, vale repisar que ficaram sob a incumbência do Prefeito apenas questões de Política Governamental, ao passo que a prática dos atos de ordenação de despesas propriamente ditos permaneceu resguardada aos respectivos administradores das secretarias e Fundos Municipais, sendo eles quem realmente detinham competência e domínio para lidar com as questões suscitadas neste processo...
                       Quanto às irregularidades na aquisição de combustíveis, sendo uma das mais graves, quando os técnicos do TCM comprovaram gastos indevidos e irregulares no valor de R$ 239.200,60 (duzentos e trinta e nove mil, duzentos reais e sessenta centavos), tanto o ex-prefeito como o ex-controlador disseram que não tem nenhuma responsabilidade pela irregularidade, sendo de outros a responsabilidade pelo fato, veja o trecho da defesa: “... no que tange às constatações referentes ao controle interno do município de Barroquinha, insta resaltar que o Sr. Rildo Eduardo Veras Gouveia, não deve ser responsabilizado pelas supostas inconsistências consubstanciadas nos mencionados itens do altercado Relatório Técnico, sob pena de grave violação ao principio da individualização da pena, o qual preconiza que a pena não poderá passar da pessoa responsável pela conduta delituosa. Assevera isso porque, na realidade, ao defendente como controlador, competia tão somente o controle da execução orçamentária daquela urbe, e não o seu controle interno, de modo o controle dos bens e do patrimônio daquela comuna não se encontrava na esfera de suas atribuições, ou seja, não cabia ao interessado o exercício do controle dos combustíveis e veículos do Municipio de Barroquinha.”
                       Ora, como o ex-prefeito pode se defender dizendo nada ter com as contratações temporárias de pessoal e de Cargos comissionados se todos os empregos ofertados sem processo seletivo foram determinados através de promessas feitas em campanha eleitoral? Como os Secretários municipais podem ser responsabilizados por contratações que muitos deles só tomavam conhecimento quando o funcionário chegava à secretaria enviado pelo setor pessoal? De quem é a responsabilidade por todas essas irregularidades que o ex-prefeito quer se livrar e jogar pra cima dos secretários?
                       Quanto ao alto consumo de combustível realizado de forma indevida e irregular comprovado pelo MP e constatado pelo Tribunal de Contas dos Municipios, quem irá na verdade ser responsabilizado, já  que o ex-prefeito e o ex-controlador se eximiram de culpa e responsabilidade pelo fato?
O Relator da Tomada de Contas Especial, Conselheiro Pedro Ângelo já determinou o cumprimento de despachos, tendo os três gestores feito suas defesas, cabendo agora ao relator dar seu parecer. Veja a defesa completa AQUI:

Ciro Gomes garante disputar Planalto nas eleições de 2018


 

O ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República em 1998 e 2002, Ciro Gomes (PROS), esteve na última quinta-feira (7), em São Luís, no estado do Maranhão, para participar de um evento do ramo empresarial. Na oportunidade, ele aproveitou para falar sobre conjuntura econômica do país e anunciar que será candidato à  Presidência do Brasil novamente em 2018.
Atualmente como secretário estadual de Saúde do Ceará, Ciro Gomes se considera aliado do governo Dilma Rousseff, no entanto, não poupa críticas a administração federal. Tanto que chegou a afirmar que a Petrobras está descapitalizada, que a atual política econômica do país está errada e vai levar uma crise financeira aos estados e municípios.
Apesar de todas essas críticas, Ciro Gomes é uma das opções de seu partido - PROS -, que deseja emplacar um dos membros da família Ferreira Gomes, influentes aliados de Dilma. Tanto Ciro quanto Cid, governador do Ceará, podem ficar com a vaga ministerial. É a partir daí que Ciro Gomes quer voltar a se capitalizar politicamente para que em 2018 ele seja novamente candidato a Presidência da República, agora pelo Partido Republicano da Ordem Social.
Texto do jornal Aqui Ce

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FPM: primeiro decêndio de novembro registra crescimento de 7,8%


SXC.huSXC.huA primeira parcela de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 3.247.449.376,21 - descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O montante bruto é de R$ 4.059.311.720,26. As prefeituras receberão este decêndio nesta sexta-feira, dia 8.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), houve um aumento real (descontada a inflação) de 7,8%, em comparação ao mesmo período de 2012. No acumulado do ano até agora, foi registrado um crescimento de 1,8%, também com base no ano passado.
Para todo o mês de novembro, a Receita Federal do Brasil estima um aumento de 34% em comparação a outubro. A projeção foi feita no mês passado.
Acesse  dados do FPM de cada Estad

Barroquinha recebe recursos do FECOP para a Atenção Básica em Saúde


 

A Aprece esta divulgando, com informações fornecidas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a relação dos municípios a serem beneficiados com recursos do (Fundo Estadual de Combate à Pobreza ) FECOP-2013 para investimentos na Atenção Básica à Saúde. A decisão do Governo do Estado foi a de beneficiar todos os 150 municípios que receberam recursos para construção de Unidades Básicas de Saúde da Família pelo FECOP (2010/2011/2012), acrescidos dos municípios que atenderam aos critérios de cobertura do Programa Saúde da Família igual ou superior a 70% (dados 2012- DAB/MS) e proporção de NV de mães com sete ou mais consulta de pré-natal igual ou maior que 57,8%( dados 2012 -SINASC), desde que todos tenham adesão ao consórcio público em saúde.
Alguns critérios foram utilizados para a distribuição dos recursos. Municípios com menos de 10 equipes receberão um kit de equipamentos para UBSF e um carro cada. Já os municípios com 10 a 20 equipes receberão dois kits de equipamentos para UBSF e dois carros cada. No caso dos municípios com mais de 20 equipes, serão oferecidos três kits de equipamentos para UBSF e três carros. O município de Barroquinha recebeu o valor de R$ 101.008,95.
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Barroquinha
R$ 101.008,95

Fonte: Aprece